Ponto Terra discute educação ambiental pós Rio+20

A Ponto Terra realizou no dia 31 de agosto, um evento para debater a educação ambiental pós Rio +20 e prestar uma homenagem ao professor Ângelo Machado. O Prêmio Ambiental Ponto Terra foi entregue ao ambientalista como reconhecimento por sua atuação e serviços prestados em prol da educação ambiental em Minas Gerais.

O encontro foi coordenado pelo presidente da ONG, Ronaldo Vasconcellos e contou com a participação do ex- secretário José Carlos Carvalho, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), com o atual secretário adjunto, Danilo Vieira Junior, o secretário Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte, Vasco Araújo, representantes do poder público, instituições de ensino e especialistas em questões ambientais.

Ângelo Machado dedicou o prêmio aos que trabalharam a seu lado e, em especial, ao ex-presidente da Feam, Ilmar Bastos, falecido no dia 25 de julho de 2012.

Em seguida, aconteceram as palestras do Ministério do Meio Ambiente, do Ibama, da Semad e dos municípios de Belo Horizonte e Contagem sobre as políticas de educação ambiental.

 A conferência ambiental mundial sediada no Rio de Janeiro, neste ano, produziu resultados importantes para sociedade civil, principalmente na educação ambiental. Por isso, o tema foi discutido durante o seminário, tendo como foco os contextos federal, estadual e municipal, além do trabalho das Ongs.

O Ministério do Meio Ambiente, o Ibama, a Semad e as secretarias municipais de BH e Contagem apresentarão o ponto de vista governamental em relação ao que muda após a conferência mundial. Já a visão da sociedade civil ficou por conta de Ongs como a Ponto Terra e outras instituições como a Fazenda Engenho D´água, que falou sobre a educação ambiental não formal.

O seminário “Educação Ambiental Pós Rio 2012”, realizado pela Organização Ponto Terra, será transmitido pela TV Ponto Terra, um canal de notícias e informações ambientais via internet, sob o comando de Ronaldo Vasconcellos. A TV Ponto Terra já possui milhares de visualizações e mais de 20 programas – Ecologia e Cidadania – que podem ser acessados através do site: www.pontoterra.org.br

A Organização Ponto Terra é uma ONG ambientalista que atua em BH desde 2000 e desenvolve suas atividades em todo o estado com soluções e ações de conscientização, comunicação e educação ambiental. É reconhecida como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), tanto em âmbito Federal, quanto Estadual. Além disso, possui assento, eleita para representar a sociedade civil, em conselhos de todas as esferas. Entre outros: CONAMA (nacional), COPAM (estadual) e COMAM (municipal).