Congresso da Abes, em Porto Alegre, foi um sucesso


Durante cinco dias, cerca de 4.200 mil profissionais do setor de saneamento de todo o país estiveram reunidos, esta semana, no 26º Congresso Brasileiro de Engenharia de Saneamento Ambiental, em Porto Alegre. O encontro, promovido pela Abes, teve como tema "A Excelência da Gestão como Caminho para a Universalização". Os técnicos e profissionais da área tiveram a oportunidade de participar de mais de 20 painéis, reuniões, diálogos setoriais, mesas redondas, visitas técnicas e seminários. No dia 26, participaram do painel de abertura o ministro das Cidades, Mário Negromonte; o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro; o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; a presidente nacional da Abes, Cassilda Teixeira de Carvalho; o Secretario Nacional de Saneamento Ambiental, Leodegar Tiscoski e vários representantes de companhias estaduais de saneamento. Durante o Congresso, foram discutidos temas como o financiamento do setor, as parcerias público privada e o controle de perdas, entre outros. Durante o evento, foram apresentados cerca de 900 trabalhos técnicos. Além disso, paralelamente ao Congresso, aconteceu a maior feira de tecnologias de saneamento ambiental de toda a América Latina, a Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental (Fitabes), em sua nona edição. Saiba mais:

 

Chile, Peru, Paraguai e Brasil trocam experiências na área de saneamento rural durante Congresso da ABES

Sustentabilidade e gestão integrada foram os assuntos que dominaram o painel "Saneamento Rural Sustentável: Uma Oportunidade para o Desenvolvimento Local"

Representantes de empresas de saneamento do Chile, Peru, Paraguai e Brasil participaram no dia 28/09 de um debate sobre as alternativas existentes para que o saneamento básico chegue ao meio rural de forma economicamente viável e ecologicamente sustentável. O painel "Saneamento Rural Sustentável: Uma Oportunidade para o Desenvolvimento Local" faz parte da programação do 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, que ocorre na FIERGS, em Porto Alegre.

O diretor regional do Programa de Água e Saneamento para América Latina e Caribe do Banco Mundial, Glenn Pearce-Oroz, expôs a importância da gestão integrada no processo de universalização no campo. "Implementar um modelo de gestão que integre saneamento, educação, saúde e viabilidade econômica é um caminho seguro e plenamente possível para o desenvolvimento sustentável do meio rural".

Um dos exemplos apresentados mais elogiados pelos congressistas veio do Peru, onde governo e iniciativa privada, com apoio da Suíça, trabalharam na capacitação dos produtores rurais para a construção de cisternas, no fomento de escolas para o combate ao trabalho infantil e em cursos técnicos para as mulheres do campo. "Estamos alcançando grandes avanços, principalmente porque as crianças do campo estão aprendendo a usar os recursos de forma consciente e sustentável", comemorou Cesarina Quintana, oficial nacional do Programa de Cooperação Suiça - COSUDE.

Também participaram do painel a coordenadora de Saneamento Rural da ABES, Mônica Bicalho Pinto Rodrigues, a diretora de Assuntos Sociais e Organização Comunitária do Serviço Nacional de Saneamento Ambiental do Paraguai (SENASA), Mirian Lorena Mancuello Medina; o superintendente da Unidade de Negócios Baixo Tietê e Grande da Sabesp, Antonio Rodrigues da Grela Filho; o gerente de Saneamento Rural da Companhia de Água e Esgoto do Ceará, Helder dos Santos Cortez; o chefe da Unidade de Gestão Comunitária do Ministério de Obras Públicas do Chile, Miguel Pantoja.

Sobre o Congresso

Considerado pelo setor o maior evento de saneamento da América Latina e um dos três mais importantes do mundo, o 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental vai receber mais de 5 mil pessoas na capital gaúcha, entre 25 e 29 de setembro de 2011, no Centro de Eventos da FIERGS.

Tendo como tema principal o "Saneamento Ambiental: a excelência da gestão como caminho para a universalização", durante cinco dias, profissionais e técnicos do setor participarão de mais de 20 painéis, reuniões de diálogo setorial, mesas redondas, visitas técnicas, seminários e de um grande fórum sobre "Política Nacional de Resíduos Sólidos".

Sobre a Fitabes

Maior evento de saneamento ambiental da América Latina, a Fitabes 2011 - IX Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental, além de alinhar Porto Alegre com uma das principais pautas do planeta, a sustentabilidade, irá atrair visitantes das diversas regiões do país.

Promovida pela Fagga | GL exhibitions, a feira conta com 265 expositores dos segmentos de: água, esgoto, resíduos sólidos, equipamentos, controle e proteção ambiental. A expectativa é que aproximadamente 9 mil pessoas cheguem à cidade para participar da Fitabes, sendo 40% oriundos da região sul. Saiba mais sobre a feira, acesse o site: www.fitabes.com.br.

 

 

Diretor da ARSAE-MG é debatedor do 26º Congresso da ABES em Porto Alegre

O Diretor da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (ARSAE-MG) Teodoro Alves Lamounier está participando esta semana do 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, realizado em Porto Alegre, no período de 25 a 29 de setembro de 2011.

O diretor da ARSAE-MG foi convidado pela ABES a participar como debatedor do painel Regulação do Setor de Saneamento, juntamente com Hugo de Oliveira da ARSESP e Vinícius Fuzeira de Sá e Benevides da ADASA. Os temas das palestras desse mesmo painel são: Regulação do Saneamento na América Latina: Emílio Lentini (Agência Reguladora da Argentina); Desafios e Resultados da Regulação: José Luiz Lins dos Santos (ABAR); Saneamento no ambiente regulado: Acylino Santos (CAESB); A Experiência Chilena na Regulação: Magaly Figueroa (Agência Reguladora do Chile).

O Congresso da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) é o mais representativo fórum latino-americano do setor América Latina com a participação de cerca de 5 mil pessoas entre profissionais das áreas pública e privada atuantes no setor de saneamento ambiental em nível nacional e internacional. Sob o tema "Saneamento Ambiental: a Excelência da Gestão como Caminho para a Universalização" durante o evento estão sendo apresentadas e discutidas as inovações e tendências atuais buscando ampliar o conhecimento para a implantação de políticas adequadas ao desenvolvimento do setor, à preservação do meio ambiente e à busca da universalização dos serviços.

 


Congresso da ABES lança 18ª Semana Interamericana da Água e marca o início da 11ª Semana da Água do Rio Grande do Sul

A campanha da 18ª Semana Interamericana da Água e 11ª Semana Estadual da Água do Rio Grande do Sul, promovida pela Abes-RS em parceria com diversas entidades governamentais e não governamentais, será lançada oficialmente pela presidente da Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), Cassilda Teixeira de Carvalho, e pela presidente da seção gaúcha da Abes, Nanci Begnini Giugno, durante a realização do painel "Da Eco 92 à Rio+20", no 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, das 14h às 16h desta quinta-feira, dia 28 de setembro, no Teatro do Sesi (Fiergs).

A Semana da Água ocorre de 1º a 8 de outubro de 2011, em todo o Rio Grande do Sul, com ampla participação da comunidade, especialmente crianças em idade escolar. A coordenação da Semana da Água - feita pela Abes-RS em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente - utiliza diversos meios para se comunicar com a população e mostrar que é imprescindível para a própria sobrevivência conservar e proteger os mananciais de água, as nascentes, os arroios, rios, lagoas e banhados.

Com o lema "De onde vem a água que usamos?", o evento visa refletir sobre o percurso da água e sobre o impacto que o uso inadequado desse recurso pode provocar ao longo do caminho.

Este ano, pela primeira vez, o programa é organizado por bacias hidrográficas, regiões em que toda a água converge para um mesmo curso principal. O Rio Grande do Sul tem 25 bacias hidrográficas, e cada uma tem um Comitê com representantes dos usuários da água, da população da bacia e também do Estado, que é o gestor e proprietário das águas.

O objetivo da Semana da Água é ajudar a alcançar as metas estabelecidas pela comunidade internacional, contidas na Agenda 21 e na Declaração do Milênio (até 2015, reduzir em 50% o número de pessoas sem acesso à água potável e ao saneamento básico no planeta).

As ações promovidas na Semana da Água visam a 1) discutir e aprofundar questões relativas à água, em todos os níveis, 2) impulsionar a execução de programas e projetos em defesa da água e 3) incentivar a cooperação entre as pessoas, para que cada um faça a sua parte em favor da sustentabilidade.

ÁGUA, QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA

Música, teatro, cinema, oficinas, visitas, passeios, rodeios, desfiles, rituais, exposições, painéis, cursos, palestras, conferências, seminários, recitais, concertos, trilhas, passeatas, mutirões e abraços aos mananciais: tudo isto está programado para mostrar que é imprescindível respeitar a natureza.

No Brasil, a Semana Interamericana da Água foi celebrada pela primeira vez em 1994, no Rio Grande do Sul. Foi inspirada no Dia Interamericano da Água, criado pela Opas (Organização Panamericana da Saúde) e pela Aidis (Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental) no XIII Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental (Cuba, 1992).

Após a primeira celebração do Dia Interamericano da Água, a Abes considerou que o período era muito curto, instituindo, então, a Semana da Água, que é promovida todos os anos no início da primavera.

No ano passado houve mais de 1.400 atos desenvolvidos nas cidades e na zona rural por instituições e empresas ligadas ao saneamento, escolas, centros de tradições, clubes de serviço, ongs, comitês de bacia e prefeituras, Brigada Militar e outras entidades interessadas na preservação do ambiente natural. Mais de um milhão de pessoas participaram da organização das atividades ou assistiram às apresentações.Embrião da ABES foi gerado em 1948

A Abes completou 45 anos no dia 15 de junho. Fundada em 1966 como desdobramento natural da criação, vinte anos antes, da Aidis, a entidade interamericana de saneamento, a Abes já vinha sendo imaginada desde o desdobramento de ações que vieram a criar as representações da Aidis no Brasil, revela o livro "Uma história viva e preservada da ABES", do engenheiro pernambucano Antônio Geraldo Brandão Alves.

 

ABES nasceu no Clube de Engenharia do Rio

O embrião que concretizou a Abes nasceu muitos anos antes, em 1948, com a primeira reunião da seção da Aidis no Rio, que elegeu o primeiro representante brasileiro no Conselho de diretores da Aidis, o engenheiro Ataulfo dos Santos Coutinho. Nos anos seguintes, surgiram as representações da Aidis em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia e Paraná / Santa Catarina.

Em 1960, nasceu em português a revista Engenharia Sanitária, órgão de divulgação da seção brasileira da Aidis, que publicou seis edições até junho de 1966. Entre o primeiro e o último número da revista, três congressos brasileiros de engenharia sanitária promovidos pela Aidis tiveram trabalhos destinados a incentivar a criação da Abes. A decisão, no entanto, surgiu no II Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária, realizado em Porto Alegre em julho de 1963.

Uma História Viva e Preservada da ABESConta o engenheiro Antônio Geraldo Brandão Alves, em seu livro, que no f inal de 1963 engenheiros do então DNOS - Departamento Nacional de Obras de Saneamento criaram a Associação Brasileira de engenharia de Saneamento, sem vínculo com a ideia de Porto Alegre. Mas, dois anos depois, juntaram-se ao grupo que viria a criar a Abes, em reunião histórica ocorrida em 15 de junho de 1966 no Clube de Engenharia, no Rio de Janeiro. Nessa data histórica, que a Abes celebra esta semana, foi eleito então o primeiro presidente da entidade, o engenheiro Enaldo Cravo Peixoto.