Abes-MG participa do lançamento da Cidade das Águas

A engenheira civil Názara Maria Naves Silva, representante da Abes-MG no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, participou da solenidade de lançamento da Cidade das Águas e inauguração da sede do Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Água (Hidroex), em Frutal, no Triângulo Mineiro. O projeto, que é fruto de uma parceria entre o governo de Minas e o governo federal, com o apoio da Unesco, também contou com a presença da atriz e embaixadora da Unesco/Hidroex para as águas no Brasil, América Latina e países de língua portuguesa, Cléo Pires. Instalada dentro da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg), o complexo abrigará diversas instituições privadas, estaduais e federais em torno de um objetivo comum: promover a educação com foco nos recursos hídricos. O Hidroex apoia a pesquisa e capacita usuários da água, além contribuir para o estabelecimento de parâmetros tecnológicos de uso da água nos mais diversos setores. Mais informações sobre a Cidade das Águas estão disponíveis em http://www.hidroex.org.br. Participaram da solenidade o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nárcio Rodrigues; o vice-governador de Minas, Alberto Pinto Coelho; o presidente da Fundação Hidroex, Otávio Elísio, vários prefeitos da região, deputados estaduais e representante da Fundação Cousteau, entre outras autoridades.


Cidade das Águas: investimento em recursos hídricos

A convite do governador do Estado de Minas Gerais, Antonio Anastasia, e do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, Paulo Varella, diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), e o francês Loïc Fauchon, presidente do Conselho Mundial da Água, participaram na quarta-feira (28) da cerimônia de lançamento oficial da Cidade das Águas, complexo instalado no município de Frutal (MG), cujo objetivo é a promoção da educação sobre recursos hídricos. A cerimônia de lançamento foi seguida da inauguração da sede do Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Águas (HidroEX), da Unesco.

"O HidroEX é um espaço de apoio à pesquisa, de capacitação dos setores usuários da água, de estabelecimento de parâmetros tecnológicos para uso da água nos mais diversos setores", enfatizou o coordenador de Articulação e Comunicação da ANA, Antônio Félix Domingues.

A Cidade das Águas, instalada dentro da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), abrigará, num único espaço, diversas instituições privadas, estaduais e federais em torno de um objetivo em comum: promover a educação com foco nos recursos hídricos, sejam eles nacionais ou internacionais. De acordo com o projeto da Cidade das Águas, haverá no complexo restaurante universitário, alojamentos, um complexo de educação à distância e um de laboratórios para atender aos projetos de pesquisa, além de uma Vila Olímpica.

Após o lançamento, houve a inauguração da nova sede do Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Águas (HidroEX), também dentro do complexo. Um dos núcleos da Cidade das Águas é o Núcleo de Referência e Inovação em Irrigação e Recursos Hídricos, o NURII, que "representa um enorme ganho para o setor de recursos hídricos", como afirmou o diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu, em sua cerimônia de inauguração, em 2010.

A missão do Núcleo é congregar, num único espaço, ações voltadas ao uso sustentável dos recursos hídricos, envolvendo diversas instituições atuantes no setor em todo o território nacional.

A Embrapa e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais também fazem parte do NURII, junto com a Agência Nacional de Águas e a Fundação HidroEX.

Mais informações sobre a Cidade das Águas em http://www.hidroex.org/?page_id=1014.