Abes realiza I Seminário de Resíduos de Serviços de Saúde

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-MG), o Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), em parceria com a Comissão Permanente de Apoio ao Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde da Prefeitura de Belo Horizonte (COPAGRESS), realizam o I Seminário de Resíduos de Serviço de Saúde e V Ciclo de Palestras nos dias 17 e 18 de agosto de 2011.

O objetivo do evento é discutir a gestão dos resíduos de serviços de saúde, considerando a aplicabilidade da legislação vigente, os modelos de gestão e as tecnologias disponíveis para o gerenciamento adequado desses resíduos.

A palestra de abertura será proferida pelo representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que vai refletir sobre os seis anos da Resolução RDC 306/2004 seus desafios e conquista. Na mesma noite Belo Horizonte vai ganhar seu primeiro "Manual de Regulamento Orientador para a Construção dos Indicadores de Monitoramento, Avaliação e Controle". O documento define regras para a elaboração e o aperfeiçoamento dos Planos de Gerenciamentos de Resíduos de Serviços de Saúde.

O segundo dia do evento está dividido em três painéis, sendo o primeiro com foco na aplicabilidade da legislação e dos aspectos organizacionais e de fiscalização dos planos de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, em sintonia com a política nacional de resíduos sólidos; o segundo com a divulgação de experiências de gestão dos resíduos de serviços de saúde dos estabelecimentos de saúde, públicos e particulares, de Belo Horizonte; e o terceiro com apresentação das tecnologias disponíveis, constando de processos de pirólise, autoclavagem, microondas, incineração e aterros industriais.

O público alvo são profissionais que atuam em diferentes órgãos de saúde pública e privada, saneamento, meio ambiente, pesquisa e conselhos profissionais envolvidos na gestão dos Resíduos dos Serviços de Saúde (RSS) gerado nas atividades médico-assistenciais, hospitalares, indústria, ensino e pesquisa na área de saúde humana ou da veterinária.

4-8-2011