Você já pensou em como a empatia pode transformar as obras e a operação do saneamento básico?
No dia 30 de abril, a ABES-MG promoveu a palestra "Qualidade em Obras de Saneamento: um estudo sobre a empatia",ministrada pelo engenheiro Filipe Nepomuceno Bicalho Santos, Superintendente de Tratamento de Esgoto da Copasa. Nesta apresentação, foram abordados problemas comuns em obras de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, com foco na importância da empatia como elemento fundamental para a qualidade das intervenções.
O evento trouxe uma visão fundamental: muitos problemas em projetos, execução de obras e operação de sistemas ocorrem pela falta de empatia, pela ausência de se colocar no lugar do outro.
A ausência de “escuta ativa” gera consequências diretas em campo, como:
• Projetos de estações elevatórias inacessíveis, que ignoram a ergonomia e a saúde do operador;
• Obras entregues com valas mal compactadas ou com entulhos nos poços de visita, gerando retrabalhos e acidentes;
• Uso inadequado do sistema, com ligação de águas pluviais e descarte de lixo e gordura na rede.
O debate reforça uma lição essencial: o saneamento é muito mais do que tubos e concreto.
É sobre levar saúde, qualidade de vida e dignidade para quem mais precisa.
📺 Perdeu o evento ao vivo?
A gravação completa já está disponível AQUI no site da ABES-MG.
Esta foi a primeira de uma série de palestras mensais que a ABES-MG passará a promover.
Assista ao conteúdo, compartilhe com sua equipe e associe-se à ABES para fortalecermos juntos o debate sobre saneamento em Minas Gerais.
Palestrante
Eng. Filipe Bicalho
Engenheiro Civil, especialista e mestre em Engenharia Sanitária, com 18 anos de experiência no setor de saneamento. Atua atualmente na COPASA, com vivência em implantação e gestão de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
QUALIDADE EM OBRAS DE SANEAMENTO: UM ESTUDO SOBRE A EMPATIAAssista a palestra de Filipe BicalhoContinuar lendo
ABES-MG E SME ALERTAM PARA RISCO DO AUMENTO DAS DESIGUALDADES COM A DESESTATIZAÇÃO DA COPASAContinuar lendo
GESTÃO DE RESÍDUOS DOS SERVIÇOS DE SAÚDEINSCRIÇÕES ABERTAS PARA CURSO ONLINE EM JUNHHO 2026Continuar lendo