Foi lançado o edital da 10ª edição do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo (Stockholm Junior Water Prize – SJWP) no Brasil, abrindo o período de inscrições para jovens de todo o país interessados em apresentar projetos científicos voltados aos desafios do acesso à água. Considerado uma das maiores competições científicas do mundo direcionadas à juventude, o prêmio estimula o protagonismo jovem na busca por soluções inovadoras e sustentáveis.
No Brasil, a iniciativa é coordenada pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), por meio do Programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS), em parceria com a Câmara Brasileira de Comércio na Suécia (Brazilcham Sweden). Em sua edição comemorativa de 10 anos no país, o prêmio em 2026 traz como tema “Água para Todos: Juventude, Ciência e Justiça no Acesso como Direito Humano”, reforçando a água como um direito essencial e destacando o papel da juventude na construção de soluções científicas, tecnológicas e sociais para a superação das desigualdades no acesso à água.
As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 10 de janeiro a 5 de abril de 2026, até as 23h59 (horário de Brasília), exclusivamente pelo portal oficial do prêmio: www.sjwp.com.br, onde também está disponível o edital completo. Podem participar jovens de 15 a 20 anos, que não estejam cursando o ensino superior, com projetos alinhados aos princípios da inovação, da sustentabilidade, da justiça socioambiental e do direito humano à água.