No último dia 17 de setembro foi realizada a II edição dos “Diálogos Circulares” com o objetivo de fomentar os debates sobre políticas públicas, práticas e métricas para a transição justa e circular no Brasil. A edição, contou com a participação de João Murilo Mérico, Analista Sênior da Fundação Ellen MacArthur, especialista em ação climática e economia circular, com ampla atuação em estimativas de emissões nacionais e corporativas, além de apoio a governos e organizações na implementação de políticas para o desenvolvimento sustentável. A apresentação teve como tema: “Melhorando a contabilidade das emissões climáticas para acelerar a transição da economia circular”.
A Seção Minas Gerais, representada pela diretora Andréa Fróes, participa da reunião da Câmara Temática de ECONOMIA CIRCULAR que é responsável por acompanhar e atuar na regulação, legislação e ações relacionadas à Economia Circular e integra o Fórum Brasileiro de Mudança do Clima, onde a ABES Nacional é membro titular, representada pela Seção Minas.
De acordo com Andréa Fróes, recentemente, a Câmara Temática também atuou na discussão sobre o PL 3899/2012, que institui a Política Nacional de Estímulo à Produção e ao Consumo Sustentáveis. O objetivo da proposta é criar incentivos para a adoção de práticas de consumo e produção ecológica e economicamente sustentáveis. Segundo ela, a CT vem auxiliando o aprimoramento do PL com diversas contribuições, além de atuar na articulação com a Câmara dos Deputados para alterar a sua forma de tramitação.