A convite do projeto Produtor de Água no Pipiripau, membros do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) participaram, em 5 de junho, de visita técnica na bacia do Ribeirão do Pipiripau, nas imediações de Brasília.
A ABES-MG esteve representada pelo conselheiro, José Nelson Almeida Machado, membro titular no CBHSF. Segundo ele, o projeto visa a conservação da água e do solo nesta bacia, localizada no Distrito Federal e Goiás, responsável pelo abastecimento de cerca de 200 mil pessoas.
O objetivo é minimizar conflitos pelo uso da água e melhorar a qualidade e quantidade através de ações de revitalização e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) aos produtores rurais. Além de fortalecer a atividade rural sustentável, garante a preservação dos serviços ecossistêmicos e a valorização da cultura e da identidade local.
Durante a visita, José Nelson conversou com a equipe condutora do projeto e deu sugestões para contribuir com o planejamento das ações. Em 2023, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), juntamente com 13 instituições parceiras, assinou acordo de cooperação técnica (ACT) para o Projeto Produtor de Água no Pipiripau (DF), com validade de cinco anos. A iniciativa, realizada desde 2012, tem como objetivo orientar, incentivar e apoiar os produtores rurais na promoção da sustentabilidade hídrica da bacia do ribeirão Pipiripau. Saiba mais no site o projeto.