No dia 8 de maio, o Vice-governador Mateus Simões, se reuniu com os deputados para explicar o conteúdo do pacote de projetos do Propag – Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados - protocolado na Assembleia Legislativa de Minas.
Um dos projetos trata da federalização de estatais como Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e Empresa Mineira de Comunicação (EMC).
Representantes da ABES-MG, que acompanham os debates sobre a privatização ou federalização da Copasa, estiveram presentes na audiência. Participaram o ex-presidente, Rogério Siqueira, e os diretores, Vitor Queiroz e José Nelson Machado.
Aproveitando a oportunidade que teve de falar com o Vice-Governador, Rogério Siqueira convidou Mateus Simões a conhecer o saneamento e a ABES, de modo a inserir a entidade no debate técnico. Rogério também convidou Mateus Simões e sua equipe para ir ao 33º CBESA, em Brasília. Defendeu ainda que seria oportuno para compreender melhor os erros e acertos das privatizações pelo Brasil. O que permitiria a Minas fazer a melhor escolha e errar menos.