ABES-MG PARTICIPA DE CONFERÊNCIA ESTADUAL DAS CIDADES

No dia 8 de abril de 2024, a a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Seção Minas Gerais (ABES-MG), representada pela ex-presidente e diretora Flávia Mourão Parreira do Amaral, participou de Audiência Pública para tratar sobre a convocação estadual da Conferência Nacional das Cidades. O encontro aconteceu na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A reunião, organizada pela Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da ALMG, contou com participação de diversas entidades representativas da sociedade civil. Na ocasião, o subsecretário de Política de Habitação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Henrique Oliveira Carvalho, anunciou que o Estado fará a convocação para a 6ª Conferência Estadual das Cidades, que será realizada até o dia 15 de setembro, com a eleição de 25 delegados, que levarão as principais dificuldades dos municípios de Minas Gerais para a Conferência Nacional.

A etapa nacional será realizada em novembro de 2024, em Brasília. O tema em discussão é "Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social". Há dez anos não ocorria esse processo.

Flavia Mourão, que também coordena a Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da seção, afirma que “para ter políticas públicas consistentes e eficientes, é necessário de instância participativa que permita a escuta, o diálogo e a preposição de ajustes.”

Assista à audiência aqui.