ABES-MG PARTICIPA DE REUNIÃO COPAM

O presidente da ABES-MG, André Horta, participou da 203ª reunião plenária ordinária do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), realizada em 13 de março de 2024.

Durante o encontro online, foram abordados temas como a programação da Semana da Água 2024, os desdobramentos da Conferência das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas (COP 28), a logística reversa no Estado e o balanço do Recicla Belô durante o Carnaval.

A Semana da Água 2024, promovida pelo Igam, foi comemorada de 18 a 22 de março, e teve como tema os “25 anos da Lei das Águas de Minas”, a Lei 13.199. As atividades incluíram workshops, capacitações, cursos e visitas técnicas, com o objetivo de informar e conscientizar a população sobre a importância dos recursos hídricos.

Sobre a COP28, foi apresentado aos conselheiros as medidas adotadas em Minas para o enfrentamento das mudanças climáticas e detalhes da participação do Estado na conferência realizada em Dubai, nos Emirados Árabes, em dezembro de 2023.

Sobre a logística reversa, a Superintendente de Resíduos, e vice-presidente da ABES-MG, Alice Libânia, apresentou a Deliberação Normativa Copam nº 249, aprovada em 30 de janeiro de 2024, que define as diretrizes para a implementação, operação e monitoramento dos sistemas de logística reversa no Estado. Alice Libânia apresentou também o resultado do Projeto Recicla Belô, executado durante o Carnaval de Belo Horizonte. A iniciativa das cooperativas de catadores recebeu apoio da Semad e durante os quatro dias de folia, onde 240 catadores coletaram o equivalente a 33,6 toneladas de materiais recicláveis, sendo remunerados pelos serviços ambientais prestados.

Saiba mais: Plenário do Copam se reúne para apresentação de projetos desenvolvidos pelo Sisema

Acesse o video da reunião AQUI.