CÂMARA DE RESÍDUOS DA ABES MAPEIA LIXÕES

Através de uma iniciativa da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos (CTRS), a ABES Nacional vai mapear os 5.570 municípios do país para identificar os lixões existentes no território nacional.

A campanha “Brasil, que te quero livre de lixão” visa montar um banco de dados unificado com a localização geográfica dessas áreas. O projeto permitirá identificar o número exato de lixões e onde eles estão localizados.

De acordo com Adjane Damasceno de Oliveira, gestora do projeto Mapa dos Lixões, e coordenadora da CTRS da ABES Goiás, o projeto vai colaborar para o diagnóstico, conscientização e cobrança de ações concretas para que os lixões sejam encerrados no Brasil.

“Para que se faça um planejamento adequado, é necessário um diagnóstico adequado”, afirma. O projeto surgiu de uma parceria entre a ABES e a Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon).

Empresas e instituições podem contribuir fornecendo dados sobre a localização geográfica de aterros e lixões (estejam eles encerrados, abandonados ou em operação), e participando diretamente do projeto, propondo métodos, fornecendo recursos para melhoria da proposta em andamento e investindo em tecnologias para auxiliar no levantamento e disponibilização dos dados para a sociedade.

Pessoas físicas também podem apoiar o projeto e fazer parte da equipe. Este é um serviço voluntário, e toda forma de contribuição é bem-vinda. Para se voluntariar, basta entre em contato pelos e-mails: mapadoslixoes@gmail.com e residuossolidosct@abes-dn.br.