ABES-MG PARTICIPA DO I CONGRESSO CINTECS, EM MONTES CLAROS

Nos dias 29 de 30 de agosto de 2023 foi realizado, em Montes Claros, o I Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade para a Gestão Pública (CINTEC).

Organizado pelo CODANORTE (Consórcio Intermunicipal Multifinalitário para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas) o evento tem como objetivo promover soluções para a transformação dos municípios em cidades sustentáveis e inteligentes, e assim, atender a uma mobilização global em prol da modernização da administração pública, focada na eficiência.

A ABES-MG abriu as atividades, e representada por sua ex-Presidente, Flávia Mourão, participou do painel 1 “O Saneamento como pauta na gestão pública: um olhar para as ações de inovação no setor”, onde apresentou pontos de reflexão colhidos durante o 32º Congresso Brasileiro de Engenharia (CBESA).

Já o painel “Coleta Seletiva e Catadores: um caminho ruma à Sustentabilidade e inclusão social”, contou com a participação da ABES-DF, que esteve representada por Heliana Kátia Campos e Pedro Alves Duarte.

O CODANORTE conta, atualmente, com 63 municípios pertencentes às regiões Norte, Central Mineira e Vale do Jequitinhonha, com atuação em diversas áreas. Flávia Mourão destaca a atuação do consórcio no licenciamento ambiental e na gestão de resíduos, tendo sido relatado o encerramento de mais de 70 lixões em sua área de atuação.

“A criação da Agência de Regulação de Saneamento Básico do Norte de Minas (ARSAN), já tem a filiação de 51 municípios e seu objetivo é regular, acompanhar e fiscalizar os serviços de abastecimento de água, energia, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e esgotamento sanitário, no âmbito dos municípios consorciados que aderirem à regulação”, explica.

As atividades do CINTECS aconteceram em cinco palcos simultâneos e reuniu cerca de 100 palestrantes e mais de 1.500 congressistas ao longo do evento. Além disso, houve mais de 40 apresentações de trabalhos técnicos durante a Mostra Científica e a participação de 30 expositores.

 

Cássia Miranda