ABES-MG PARTICIPA DO XXV ENCOB 2023

A Seção Minas Gerais da ABES, representada por seu presidente, André Horta, participou das atividades do 25º Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB).

O evento, que teve como tema central: “Águas do Brasil: Governança, Adaptação e Desenvolvimento”, foi realizado em Natal/RN, de 21 a 25 de agosto, de forma presencial e online.

Segundo André, que é representante da ABES-MG, junto ao Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, e presidente do Conselho Fiscal da Agência de Bacia AGB Peixe Vivo, o encontro foi muito bem-organizado e contou com a presença de diversas autoridades e personalidades políticas.

“O ENCOB é um evento extremamente importante, pois enaltece e dá as diretrizes para uma gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos. Durante 4 dias, pudemos desfrutar, tanto da parte técnica do evento, quanto dos atrativos que a cidade oferece. Vale destacar que, mesmo estando em Natal, Minas Gerais teve um papel de destaque na programação, com a participação de diversos atores, sendo inclusive, palco do Fórum Mineiro do Comitês de Bacias Hidrográficas, que foi um sucesso”.

O papel do ENCOB é possibilitar que os Comitês identifiquem os desafios e oportunidades para a gestão integrada dos recursos hídricos. Além disso, integra organismos e os diversos segmentos do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos para discutir os cenários futuros, estabelecer metas e diretrizes para efetivar as políticas públicas de recursos hídricos do país.

A programação buscou proporcionar aos participantes, jornadas de capacitação, palestras técnicas, rodas de diálogos oficinas, e diversas apresentações exitosas de boa gestão, gerenciamento e governança das águas em diferentes Estados brasileiros.

Para mais informações acesse o link do ENCOB.

 

Cássia Miranda