ABES-MG PARTICIPA DA II FEIRA MINEIRA DE RESÍDUOS SINDILURB

Associados da ABES-MG participaram das atividades da II Feira Mineira de Resíduos, realizada nos dias 9 e 10 de agosto, pelo Sindilurb. O evento, que contou com o apoio da FIEMG e do Sebrae, teve por objetivo fomentar a troca de conhecimento, apresentar soluções inovadoras e estabelecer conexões entre os diversos agentes envolvidos no setor de resíduos sólidos.

Com o tema “Sustentabilidade, um bom negócio”, a Feira reuniu dezenas de expositores, startups, empresários, palestrantes, órgãos públicos, academia e diversos interessados no segmento de limpeza urbana e destinação dos resíduos.

Além dos estandes com muitas inovações, a programação contou com visitas técnicas e palestras segmentadas em cinco painéis: Painel Minas Gerais, Painel Sustentabilidade, Painel Empreendedorismo, Painel Educação Ambiental e Painel Legislação e Técnico.

A ABES-MG, uma das apoiadoras na divulgação do evento, marcou presença em um dos estandes. O espaço foi compartilhado com o Crea Minas e contou com a venda de livros e divulgação das atividades e cursos. A ABES-MG, representada pela ex-presidente, Flávia Mourão, teve também a oportunidade de mediar o terceiro Painel Legislação e Técnico, que abordou o ambiente regulatório na prestação dos serviços de limpeza urbana.

O painel contou com a participação da ARIS-ZN (Agência Reguladora Intermunicipal dos Serviços de Saneamento da Zona da Mata) representada pelo Diretor Geral, Gustavo Gastão Corgozinho Cardoso, que abordou a experiência das associações de municípios na prestação e regulação dos serviços de limpeza urbana. E a participação da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), representada pelo coordenador substituto da Coordenação de Regulação de Resíduos Sólidos Urbanos da ANA, Denner Alves de Souza, que apresentou o ambiente regulatório de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, bem como as normas de referência e o nível de atuação da ANA nesse ambiente gerado pelo novo marco do saneamento, que atualizou a Lei 11.4445/2007.

A vice-presidente da ABES-MG e diretora de Gestão de Resíduos e da Qualidade Ambiental da Feam, Alice Libânia, também palestrou durante o Painel Minas Gerais sobre a logística reversa e suas interfaces com o manejo de resíduos sólidos urbanos. Ela afirmou que a gestão dos resíduos e a logística reversa esbarram em vários gargalos como, as dificuldades tecnológicas, de regulação, de regulamentação e de hábitos de produção e consumo pensados e preocupados com o retorno desses materiais ao ciclo produtivo. Destacou também que, os instrumentos econômicos são fundamentais para fomentar o mercado da reciclagem, principalmente corrigindo falhas de mercado, de modo a tornar os preços dos materiais agregados mais vantajosos e competitivos.

Alice Libânia disse ainda que, o Plano Estadual de Resíduos Sólidos de Minas Gerais está em fase de diagnóstico. "A previsão é realizar uma consulta pública, até o final do ano. Esperamos que a participação dos diveros atores do setor possa contribuir com mais dados e informações. Afinal, o PERS é um instrumento muito importante para definir metas bem claras e os programas necessários para avançar na logística reversa e na recuperação de recicláveis”, concluiu.

Durante a abertura da II Feira Mineira de Resíduos o presidente do SINDILURB, Maurício Sigaud Ferreira, destacou que o evento é mais um passo do setor para a valorização dos resíduos e a consolidação de uma nova mentalidade dentro da cadeia da indústria de resíduos. “Lixo não existe, é passado, somos a indústria de resíduos”, reforçou.

Já o presidente da Feam (Fundação Estadual do Meio Ambiente), Renato Teixeira Brandão afirmou que a Semad (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais) está alinhada com o conceito de transformação dos resíduos em materiais mais nobres, bem como sua reutilização e reciclagem. Relembrou também que, em 2022, durante a primeira Feira de Resíduos, foi assinado o acordo de cooperação com a Abrelpe para o desenvolvimento do Plano Estadual de Resíduos, que atualmente está em fase de coleta de dados e, em breve, irá definir o futuro das ações e soluções para cada uma das regiões do Estado”.

 

Cássia Miranda