ABES CONECTA DEBATE NORMA ABNT 17100-1

No dia 24 de julho, a vice-presidente e coordenadora da Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES-MG, Alice Libânia Santana Dias, mediou o debate “Estado da Arte para o desenvolvimento da norma ABNT 17100-1: Gerenciamento de Resíduos parte 1 – Requisitos Gerais”.

O tema contou com a apresentação de Roseane Garcia, coordenadora da Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES Nacional, e a participação dos debatedores Luiz Carlos Busato, consultor especialista em projetos relacionados aos temas de resíduos, mudanças climáticas e sustentabilidade setorial e da indústria, e Sérgio Pinheiro, assessor especial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte.

De acordo com Alice Libânia, o webinar ABES Conecta foi muito relevante pois, a norma recém-publicada, traz abordagens inéditas para o gerenciamento de resíduos no Brasil. “Foi um momento de reflexão e discussão qualificada sobre a norma, onde pudemos verificar que há abordagens que não estão totalmente alinhadas com Política Nacional de Resíduos Sólidos, trazendo um desafio para compatibilizar os dois instrumentos”, destacou.

Segundo ela, a publicação completa da norma ABNT será composta de 8 partes, e as discussões sobre as 7 subsequentes ainda serão iniciadas. “Conforme informado pelo Busato, que coordena as discussões, cada parte da norma já possui um relator designado para apresentar um texto base para ser discutido pelo Comitê. A expectativa é que ainda este ano ocorram as primeiras reuniões”, completou.

Vale ressaltar que qualquer cidadão pode integrar o Comitê, seja pessoa física ou jurídica. Basta solicitar a participação através do e-mail: eduardo.lima@abnt.org.br Caso o interessado queira participar representando alguma instituição, deve enviar carta de indicação de seu nome por parte do representante legal da instituição.

Leia mais: Webinar do ABES Conecta debate o “Estado da Arte” para o desenvolvimento da norma ABNT NBR 17100-1: Gerenciamento de Resíduos Parte 1: Requisitos Gerais