CBESA TEM NEUTRALIZAÇÃO DE GASES DE EFEITO ESTUFA

O 32º CBESA - Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental - foi um evento carbono neutro.

Por meio de uma ação inovadora, fruto de uma parceria com a HidroBR, empresa de soluções ambientais, a ABES realizou um mercado voluntário de carbono experimental.

O objetivo da iniciativa foi promover a neutralização das emissões de carbono geradas pelos participantes do evento, por meio da compra de créditos de carbono gerados a partir da atividade de coleta seletiva e triagem de materiais recicláveis. Desta forma, congressistas, expositores e visitantes da feira puderam colaborar voluntariamente com a iniciativa e promover a sustentabilidade.

O experimento busca promover a inovação, o desenvolvimento sustentável e a inclusão social, por meio da valorização da atividade dos catadores de materiais recicláveis. A geração de créditos de carbono, a partir de projetos sociais como esse, contribui significativamente para a mitigação dos impactos ambientais causados pelas atividades humanas, além de gerar benefícios sociais e econômicos para as comunidades envolvidas.

Em 2022, a HIDROBR elaborou um projeto pioneiro baseado nas metodologias do MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo) da ONU para emissão de créditos de carbono pela Associação de Catadores de Papel, Papelão e Materiais Reaproveitáveis (ASCAP), a partir da atividade de triagem e coleta seletiva de resíduos na cidade de Nova Lima.

Os mercados de carbono têm sido apontados como o principal instrumento para a transição para uma economia de baixo carbono. No entanto, a sua acessibilidade ainda é restrita a empreendedores de grande porte ou projetos de preservação na Amazônia.

O experimento mostrou que é possível criar mercados de carbono acessíveis para todo mundo, de forma transparente e garantindo impacto social positivo através de suas operações.

CBESA É EVENTO CARBONO NEUTRO EM BH

Cássia Miranda