CONFIRA AS NOVIDADES DO 32º CBESA

Volta ao formato totalmente presencial e ampliação da Fitabes estão entre as novidades do Congresso da ABES 2023 em BH

A Presidente da ABES-MG, Flávia Mourão, detalha as expectativas para a realização da 32ª edição do mais importante evento de saneamento ambiental do Brasil, que ocorrerá de 21 a 24 de maio, na capital mineira.

 

A volta ao formato totalmente presencial é uma das principais novidades do 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA) – Congresso da ABES 2023. Neste ano, o mais importante evento de saneamento ambiental do Brasil, que é uma realização da Associação Brasileira de Engenaria Sanitária e Ambiental (ABES), será realizado de 21 a 24 de maio de 2023, na capital mineira.

Esta edição, conta também com a ampliação da FITABES _ Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental – que reunirá os maiores e mais atuantes fornecedores de tecnologia, materiais e equipamentos do setor de saneamento. Todas as atividades do Congresso e da FITABES serão presenciais, tanto para congressistas quanto para palestrantes e expositores.

A presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Seção Minas Gerais (ABES-MG), Flávia Mourão, detalha suas expectativas para o evento e enfatiza que o formato totalmente presencial “favorece os contatos profissionais, os debates, as trocas de ideias e as construções de soluções”. Sobre a FITABES ampliada, ela reforça que a feira trará muitas inovações em termos de tecnologias e serviços voltados para o saneamento e o meio ambiente”.

“Finalmente, será uma oportunidade muito especial para nos atualizarmos quanto às novidades que decorrem do momento em que vivemos: vamos trazer um panorama da prestação dos serviços de saneamento no país, após as alterações introduzidas pelo marco legal do saneamento, destacando as oportunidade e os desafios. Além de compartilharmos as perspectivas do novo governo para o setor”, detalha Flávia Mourão.

A Coordenação Geral do Congresso está a cargo da Diretoria Nacional da ABES, com a participação da Seção de Minas Gerais. Segundo Flávia, diversas equipes estão se dedicando ao planejamento dos espaços do local do evento - que será no Expominas - para que possam ocorrer, simultaneamente, as sessões de apresentação de trabalhos técnicos, os painéis científicos, os encontros setoriais e a FITABES. Além disso, há equipes específicas para a preparação dos eventos sociais e as diversas visitas técnicas que estão programadas.

"O Congresso da ABES é o mais importante evento de saneamento e meio ambiente do Brasil. Há mais de seis décadas apresenta, reúne, discute, planeja e integra ações com vistas à universalização do saneamento e à proteção do meio ambiente, com a participação dos maiores especialistas do setor, conectando órgãos públicos e privados, empresas, pesquisadores, academia, estudantes e organizações sociais. A cada congresso podemos perceber os avanços obtidos e, ainda, delinear os novos desafios decorrentes das condições sociais, econômicas e políticas", considera a presidente da ABES-MG.

Sobre o Congresso

O maior e mais importante encontro do saneamento ambiental e meio ambiente no Brasil será presencial no Expominas, em Belo Horizonte, Minas Gerais, de 21 a 24 de maio. Nesta edição, o tema central será “Saneamento Ambiental: desafios para a universalização e a sustentabilidade”. As inscrições estão abertas. Confira os pacotes de grupos com desconto: https://congressoabes.com.br/inscricoes/.

Considerado o mais importante encontro sobre a engenharia sanitária e ambiental do Brasil, o Congresso da ABES terá mais de 50 painéis de discussão. Referência para a comunidade acadêmica, o Congresso terá apresentação de cerca de 1.000 trabalhos técnico-científicos. Confira a programação na íntegra: https://congressoabes.com.br/programacao/.

Os painéis estarão divididos entre diálogos setoriais, sessões de câmaras temáticas e sessões com quatro eixos: esgoto, resíduos e economia circular, recursos hídricos e meio ambiente, e desenvolvimento operacional e inovação das empresas de saneamento.

Voltando ao seu formato totalmente presencial, o Congresso, uma realização da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES, envolverá a comunidade acadêmica, especialistas do setor e organizações parceiras do Brasil e outros países para discutir os temas mais relevantes em engenharia sanitária e ambiental em sua concepção mais ampla, abordando desafios, políticas públicas, soluções e tecnologia.

O evento tratará todas as dimensões do saneamento ambiental e ainda meio ambiente, recursos hídricos e saúde pública, discutindo tecnologia, operação, eficiência, planejamento, financiamento e gestão.

 

FITABES

Em conjunto com o Congresso será realizada a Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental – FITABES, reunindo os maiores e mais atuantes fornecedores de tecnologia, materiais e equipamentos do setor de saneamento. Todas as atividades do Congresso e da FITABES serão presenciais, tanto para congressistas quanto para palestrantes e expositores.

Para mais informações sobre o evento, basta acessar o site www.congressoabes.com.br

 

Sobre a ABES

Com 56 anos de atuação, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES é uma associação com fins não econômicos, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor. A força da ABES está em seus associados.

A ABES tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.

É a associação brasileira que reúne a diversidade de profissionais e organizações do setor: empresas públicas e privadas, governos, prestadores de serviços, fornecedores, universidades e profissionais de diversas faixas etárias e várias áreas relacionadas ao saneamento, além da engenharia.

ABES, há 56 anos trabalhando pelo saneamento e pela qualidade de vida dos brasileiros.

 

Serviço:

32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA) - Congresso da ABES e Fitabes – Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental

Quando: de 21 a 14 de maio de 2023

Onde: Expominas, Belo Horizonte/MG

Mais informações e inscrições: http://www.congressoabes.com.br

Realização: ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental

Cássia Miranda