PERFIL ABES-MG

Projeto perfil entrevista Nelson Cunha Guimarães - Engenheiro Civil, Engenheiro Sanitarista, Especialista e Mestre em Engenharia Sanitária e Ambiental e Superintendente de Desenvolvimento Ambiental da Copasa.

nelson cunha guimaraesFale sobre sua trajetória acadêmica/profissional.

Durante meu curso de Engenharia Civil na UFMG, eu me apaixonei pelo Saneamento, influenciado pelos excelentes professores Ysnard Machado Ennes e Honório Botelho. Essa paixão conduziu toda a minha trajetória acadêmica e profissional, iniciando minha carreira com engenheiro projetista em empresas de consultoria e, em seguida, como engenheiro sanitarista no setor de vigilância sanitária na prefeitura de João Monlevade.

Conclui meu curso de Especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental na UFMG em 1989 e, em 1992, através de concurso público, ingressei na COPASA como engenheiro da equipe responsável pelo início de operação do Sistema Rio Manso, um dos maiores o sistema de produção de água de Minas Gerais.

Em 2005, conclui meu mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental na UFMG. Na COPASA, trabalhei 16 anos na área operacional, chegando a ocupar o cargo de gerente do Sistema de Produção Rio das Velhas e, posteriormente, o cargo de Superintendente de Produção de Água da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Desde final de 2015, ocupo a Superintendência de Desenvolvimento Ambiental da COPASA como responsável pelos processos de regularização ambiental dos empreendimentos, de ações de preservação e conservação ambiental e de perfurações de poços e de recursos hídricos. Pela área ambiental, represento a COPASA no conselho Estadual de Recurso Hídricos e Comitês de Bacias.

 

Como você conheceu a ABES?

Conheci a ABES como estudante de Engenharia. A sede da seção Minas ocupava uma sala da Escola de Engenharia da UFMG e contava com amplo acervo de livros técnicos. Não havia Internet na época e a disponibilização aos associados de revistas técnicas e o acesso e venda de livros técnicos sempre foi um grande atrativo para os alunos que se especializavam em engenharia sanitária e ambiental.

 

Conte um pouco sobre os desafios e as vantagens de atuar em uma das maiores Companhias de Saneamento do Brasil?

Trabalhar na COPASA sempre foi motivo de orgulho para mim. Na empresa, tive oportunidade de aprendizado com profissionais do mais alto gabarito. Participei de importantes projetos, muitos deles inovadores, envolvendo tecnologia de ponta e de alta complexidade. Ou seja, trabalhar em uma empresa como a COPASA é motivador e tem possibilitado me realizar profissionalmente.

 

Qual foi o trabalho que você considera mais marcante em sua carreira até o momento?

Tive o privilégio de participar de importantes projetos de implantação e ampliação de sistemas produtores de água e coordenar ações de operação e manutenção dos maiores sistemas da COPASA, como o sistema Rio Manso e do Sistema Rio Velhas. Na área ambiental, participei da implantação do Programa Pró-Mananciais reconhecido nacionalmente como um dos mais inovadores e importantes programas ambientais desenvolvidos por concessionárias de saneamento.

 

Você vem participando ativamente das atividades da ABES, o que toda essa atuação agregou para sua vida profissional?

Participar da ABES é oportunidade de se construir um “networking”. Possibilita troca de experiências e a participação em cursos, congressos, seminários e feiras que são fontes importantes de informação e atualização do que há de mais avançado no saneamento. Além disso, a Associação promove importantes discussões político-institucionais do setor.

 

Como você vê o papel da ABES para a área do Saneamento e para a sociedade?

A ABES tem um papel importante no desenvolvimento do saneamento no Brasil. Com representações em todos os estados brasileiros, cumpre um papel importante promovendo eventos técnicos-científicos, discutindo questões políticas institucionais e promovendo a melhoria da eficiência dos serviços de saneamento através de iniciativas como o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento.

 

Quais são suas expectativas para o congresso da ABES?

O 32º Congresso da ABES em Belo Horizonte será um marco, por ser o primeiro totalmente presencial, após a pandemia. Esperamos receber em BH, as maiores autoridades do setor de saneamento ambiental para discussões importantes em painéis, seções técnicas e apresentação de trabalhos. Além disso, na FITABES 2023 estarão presentes os principais fornecedores de produtos e serviços nacionais e internacionais. Tenho certeza que será um sucesso pela qualidade do conteúdo apresentando no evento e pela hospitalidade do povo mineiro, que receberá técnicos do Brasil inteiro.

Conte um pouco sobre sua vida pessoal.

Tenho 58 anos, sou casado há 30 anos e tenho três filhos. A família é parte importante da minha vida e meu suporte sempre. Adoro viajar, assistir filmes e estar com os amigos.