PROJETO DE EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL PREMIA VENCEDORAS 2022

Em cerimônia realizada em 26 de novembro de 2022, o Movimento Ecos, da Escola Dom Helder, premiou os vencedores dos projetos socioambientais: Redige Ecos, Pegada Ambiental e Festival de dança.

Desde 2011, o Movimento Ecos promove atividades culturais e socioeducativas junto às escolas públicas de Belo Horizonte e Região Metropolitana. Em conjunto com a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), por meio de cooperação técnica, são desenvolvidas iniciativas que possibilitam aos alunos do 3º ano do Ensino Médio, dos cursos técnicos, EJA, e aos professores, concorrer a bolsas de estudos de até 90% nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciências da Computação, Engenharia Civil e Direito, ofertados na Escola Dom Helder.

O engenheiro e membro do Conselho Consultivo da ABES-MG, José Cláudio Junqueira Ribeiro, coordena o Projeto Pegada Ambiental que integra o Movimento Ecos. Segundo ele, o objetivo do trabalho é promover a sustentabilidade por meio de ações no ambiente escolar, voltados a conscientizar os alunos sobre atitudes ecologicamente corretas. O Índice Pegada Ambiental avalia a efetividade das atividades socioambientais nas escolas.

A avaliação considera indicadores como o consumo de água, consumo de energia elétrica e de papel, a geração de resíduos, reciclagem, existência de hortas e manutenção de áreas verdes, e a transversalidade de temas ambientais nos conteúdos programáticos. Os indicadores são calculados com base nas informações fornecidas pela escola participante.

Pautada pelo Índice de Pegada Ambiental, no final do ano, uma certificação é emitida de acordo com as classes: Menção Honrosa, Cobre, Bronze, Prata, Ouro e Diamante. A edição 2022 recebeu a inscrição de 60 escolas, das quais 15 finalistas receberam certificação.

Saiba mais sobre o Movimento Ecos : https://ecossocioambiental.org.br/

Pegada Ambiental: https://ecossocioambiental.org.br/pegada-ambiental-2/

Facebook: https://www.facebook.com/ecosmovimento