ABES-MG PROMOVE CURSO SOBRE "SANEAMENTO BÁSICO" PARA A COPASA

A ABES-MG realizou, nos dias 22 e 23 de novembro de 2022, o Curso Saneamento Básico – Novo Marco Legal e Tecnologias.

A formação contou com carga horária de 16 horas/aula e foi oferecida de forma presencial para 21 colaboradores da Copasa. Os participantes atuam em diferentes unidades da Copasa, principalmente no interior do Estado, e integram o Plano de Desenvolvimento de Potenciais Líderes (PDPL).

De acordo com o coordenador do curso, o engenheiro Weber Coutinho, os alunos avaliaram muito positivamente tanto conteúdo, quanto o desempenho dos professores. A programação foi dividida em módulos e contemplou os temas: Saúde Pública, Sistema de Drenagem Urbana; Resíduos Sólidos, Regulação e Legislação de acordo com o novo marco legal; Sistemas de Abastecimento de Água e Sistemas de Esgotamento Sanitário.

O conteúdo relaciona o saneamento básico às questões de saúde pública enfatizando os problemas decorrentes da falta de saneamento. Segundo Weber, outra vertente importante durante o curso foi dar embasamento para que que esses funcionários da Copasa participem mais ativamente do processo de elaboração dos Planos Municipais de Saneamento nas cidades onde atuam.

Além do engenheiro Weber Coutinho, também ministraram módulos no curso os profissionais e associados da ABES-MG, Maeli Estrela Borges, Vitor Carvalho de Queiroz e Marcos Vianna.