PANORAMA DE ALTERNATIVAS DE TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO FINAL DE RSS



Panorama de alternativas de tratamento e disposição final de Resíduos dos Serviços de Saúde em Minas Gerais

ABES-MG integra grupo que desenvolve estudo

Maeli Estrela Borges

A ABES-MG passou a integrar o Grupo de Trabalho da COPAGRESS, responsável por elaborar o “Panorama de Alternativas de Tratamento e Disposição Final de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) em Minas Gerais”.

O objetivo desse trabalho é criar uma publicação para orientar os geradores de Resíduos (RRS) e os municípios do Estado na seleção de processos de tratamento e disposição final desses resíduos, de forma ambientalmente adequada.

Ao divulgar os processos licenciados a COPAGRESS espera contribuir para melhorar a qualidade do trabalho de manejo dos resíduos de serviços de saúde nos municípios, proteger a integridade física dos trabalhadores do setor, e preservar o meio ambiente e a saúde pública.

A criação do GT 007/2022, pela COPAGRESS (Comissão Permanente de Apoio ao Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde) foi publicada na Circular 001/2022, em 11 de outubro. O grupo composto por adesão é formado pela engenheira Maeli Estrela Borges, como membro titular pela ABES-MG, Fernanda Santos (Hospital do Barreiro), Marcos Paulo Gomes Mol (FUNED), Carlos Alberto Ambrósio (COPASA), Elônio Stefaneli Gomes (Conselho de Enfermagem), Izabela de Siqueira Reis Regueira (CREA/MG).

Outros interessados poderão ser incluídos no GT. Por indicação dos seus membros, coube à Maeli a coordenação técnica do trabalho, com o apoio de Fernanda Santos. O prazo para conclusão é de 03 meses. Após finalizado, o estudo deverá ser submetido à aprovação dos membros da COPAGRESS antes da redação final e divulgação.

A COPAGRESS foi criada em 13/08/1998, pela Portaria nº 3.602, da Secretaria Municipal de Governo da Prefeitura de Belo Horizonte. Composta por representantes de órgãos e entidades das áreas de saúde, saneamento, meio ambiente, pesquisa, associações e conselhos profissionais, entre seus propósitos e objetivos está a elaboração e divulgação de material didático, publicações científicas, normas técnicas, legais e regulamentares.