EX-PRESIDENTE DA ABES-MG PARTICIPA DE CONGRESSO

De 16 a 19 de maio de 2022, a ex-presidente da ABES-MG e coordenadora da Câmara Temática de Saneamento Rural da ABES, Mônica Bicalho, participou das atividades do X Seminário Nacional e V Encontro Latino-Americano de Saneamento Rural. O evento foi realizado conjuntamente com o XI Seminário de Gestão de Sisars e Centrais, que é organizado pelo Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar).

O encontro presencial em Recife/PE, recebeu mais 300 inscrições. Segundo Mônica, o evento foi um sucesso e teve repercussão positiva junto à diretores-presidentes de Companhias Estaduais de Saneamento, organismos financiadores, representantes de países da América Latina, técnicos responsáveis por projetos e desenvolvimento de padrões para o rural, representantes da ASSEMAE e das Superintendências Regionais da FUNASA.

A cerimônia de abertura foi prestigiada por autoridades e teve presença do governador de Pernambuco, Paulo Câmara. Mônica destaca que o saneamento rural é uma importante solução para diminuir as desigualdades socioambientais e atingir a universalização, conforme metas definidas pelo novo marco legal do saneamento. “Essa foi uma oportunidade ímpar para tornar o Rural cada vez mais visível e apresentar os desafios enfrentados, a partir do Marco legal”, concluiu.

Mais informações sobre o saneamento rural:

Saneamento Rural: baixos investimentos no setor aumentam a desigualdade social no Brasil. Leia entrevista com Felipe Toé, da CT Saneamento Ambiental da ABES

Baixos investimentos em saneamento rural aumentam a desigualdade social no Brasil

Discussão sobre universalização do saneamento rural e de comunidades isoladas encerra quarto dia da Brazil Water Week