PROGRAMA NOVAS IDEIAS PARA O SANEAMENTO

Você é nosso convidado para participar e conhecer dois assuntos bastante atuais.

Um projeto para desidratação em estufa térmica solar e uma planta piloto para sequestro e aproveitamento de CO².

Para abordar os temas, a ABES-MG receberá no Programa Novas Ideias para o Saneamento e o Meio Ambiente o engenheiro eletricista Wilma Gomes Guimarães.

As estufas desenvolvidas por ele, podem ser utilizadas para desidratar diversos tipos de materiais, como lodo de esgoto, biofertilizantes, madeiras, tijolos, alimentos (frutas e verduras), algas, dentre outros.

O sistema é totalmente automatizado e funciona de forma mista, utilizando a energia solar térmica e aquecedores infravermelhos, com uso de biogás do processo de tratamento de esgoto e/ou eletricidade. Outra vantagem do processo de desidratação térmico solar é que sua montagem utiliza matéria prima 100% brasileira, e pode ser adaptado para utilização em larga escala.

Já a planta para o sequestro de carbono, desenvolvida pela professora da UFRN, Luciene Santos, com incentivo da Petrobrás, é capaz de capturar o carbono e com aproveitamento do CO² para geração de outros produtos, como o carbonato de cálcio para estocagem, ou produção de microalgas oleosas e até microalgas para fabricação de álcool.

Esperamos você.

Dia 4 de maio de 2022 - 19 horas

Link para entrar na reunião Zoom:

https://us02web.zoom.us/j/81727038912?pwd=bHlCRzBnRGNLakc5UE1sL0VONkdjQT09

ID da reunião: 817 2703 8912

Senha de acesso: 442597

 planta piloto de sequestro de carbono

 estufa de desidratação termica solar