PROGRAMA NOVAS IDEIAS PARA O SANEAMENTO

 

Desidratação térmica em estufa solar e sequestro de carbono e aproveitamento do CO²programa novas ideias para o saneamento e o meio ambiente

A “Desidratação térmica em estufa solar, sequestro de carbono e aproveitamento do CO²" serão temas do Programa Novas Ideias para o Saneamento e o Meio Ambiente, que a ABES-MG realizará no dia 4 de maio de 2022, às 19 horas.

A reunião virtual visa abrir espaço para a divulgação de inovações, tecnologias, e promover o intercâmbio entre os profissionais que atuam nos setores de saneamento e meio ambiente e seus proponentes.

O convidado desta edição é o engenheiro eletricista de formação, Wilmar Gomes Guimarães, que vai apresentar os projetos desenvolvidos por ele para a desidratação em estufa solar térmica, e a planta piloto para sequestro de Co² desenvolvida pela professora Luciene da UFRN junto com a Petrobras.

As estufas podem ser utilizadas para desidratar alimentos (frutas e verduras), algas, madeira, tijolos, biofertilizantes, lodo de esgoto, dentre outros. O sistema de estufas é totalmente automatizado e funciona de forma mista, utilizando a energia solar térmica e aquecedores infravermelhos, com uso de biogás do processo de tratamento de esgoto e/ou eletricidade. Outra vantagem é que o processo de desidratação térmico solar utiliza matéria prima 100% brasileira, e pode ser adaptado para utilização em larga escala. Já a planta para o sequestro de carbono, é capaz de aproveitar o CO² para produção de carbonato de cálcio para estocagem, microalgas oleosas e até microalgas para produção de álcool.

As inscrições são gratuitas e o link de acesso à reunião será enviado ao e-mail cadastrado.

Esperamos você!

Formulário de Inscrições AQUI 

 

Tema: “Desidratação térmica em estufa solar e sequestro de carbono e aproveitamento do CO²”

Convidado: Wilmar Gomes Guimarães

A reunião via plataforma Zoom.

Dia 04 de maio de 2022, às 19 horas.



A ABES tem por objetivo e missão a excelência nas atividades técnicas, científicas, político-institucionais e gerenciais, que contribuam para o desenvolvimento da engenharia sanitária e ambiental.

Para tanto, promove atividades diversas para discussão e aprofundamento de temas relacionadas às áreas de Saneamento, Saúde Pública, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Regional.

Por ser uma associação sem fins lucrativos, depende basicamente de contribuições de parceiros e associados.

Ajude-nos a manter a ABES-MG em atividade, contribuindo voluntariamente pelos seguintes canais:

- PIX: abesmg@abes-mg.org.br

- Depósitos ou transferência:

Caixa Econômica Federal -104

Agência: 1667 - Conta: 1802-8 - Operação: 003

CNPJ: 33 945 015 0001-81