CBH DOCE REVISA PLANO INTEGRADO DE RECURSOS HÍDRICOS

O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH Doce) e os seus comitês afluentes mineiros e capixabas reuniram-se conjuntamente com o Grupo de Trabalho do Plano (GTPLANO) e a Câmara Técnica de Integração (CTI), para consolidar a terceira etapa da revisão do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Doce (PIRH-Doce) e a elaboração da proposta de Enquadramento dos Corpos d`água.

A reunião, realizada em 25 de novembro, avaliou como positiva a participação social nessa fase de diagnóstico. De forma online, foram realizados mais de 70 horas de encontros, que reuniram 679 pessoas, dentre membros dos CBHs, como a ABES-MG, atores estratégicos da bacia, grandes usuários de recursos hídricos, sociedade civil, órgãos gestores e da AGEDOCE.

O próximo passo, será a entrega do relatório com os ajustes e contribuições, prevista para o dia 29 de novembro, quando encerra a terceira etapa do processo.

Composto de oito etapas, já foram concluídas a Elaboração do Plano de Trabalho e do Manual Operativo Preliminar (MOP Preliminar) e agora o diagnóstico. Em seguida, serão trabalhados o Prognóstico, as Alternativas de Enquadramento, a Atualização do Plano de Ações do PIRH-Doce dos PDRHs/PARHs e a Priorização.

Confira mais informações no site do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Doce.

Os Comitês de Bacia Hidrográfica são órgãos colegiados, com atribuições normativas, deliberativas e consultivas, no âmbito da Bacia Hidrográfica, vinculado ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH).

Compõem a região do Rio Doce: Comitê de Integração, CBH-Doce; CBH-Piranga; CBH-Piracicaba; CBH-Santo Antônio; CBH-Suaçui; CBH-Caratinga; CBH-Manhuaçu; CBH-Guandu/ES; CBH-Santa Joana/ES; CBH-Santa Maria do Doce/ES; CBH-Pontões e Lagoas do Rio Doce/ES e CBH-Barra Seca e Foz do Rio Doce.