ENQUADRAMENTO DOS CORPOS DE ÁGUA

Uma audiência pública será realizada, em 9 de dezembro de 2021, para consolidar a proposta de Enquadramento dos Corpos de Água da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Alto São Francisco. (Clique aqui para inscrever-se até 6/12/2021)

“Nesse processo de conhecer a Bacia, um pouco mais a cada dia, foi criado o Grupo de Apoio Técnico (GAT), coordenado pela Agência de Bacia AGB Peixe Vivo, e do qual a ABES-MG tem participado ativamente”, afirma o engenheiro Márcio Tadeu Pedrosa, representante da ABES-MG no conselho diretor do CBH São Francisco.

“O enquadramento é um recurso de gestão que visa garantir que a qualidade da água seja compatível com a demanda e os usos diversos, de acordo com a Política Nacional de Recursos (PNRH).” O relatório está em fase de prognóstico nas Bacias dos Rios Pará, Paraopeba e Entorno de Três Marias.

Para consolidar a proposta, a sociedade, usuários, órgãos e entidades públicas e civis poderão participar da audiência pública virtual, em 9 de dezembro. As próximas etapas serão a elaboração da proposta de enquadramento; Análise e deliberações do CBH do São Francisco e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos; e Implementação do Programa de Efetivação.

“Creio que, em breve, outros GATs se formarão para iniciar os estudos nas demais bacias estaduais que compõem o Velho Chico”, concluiu Márcio Pedrosa.

Confira mais informações no site oficial do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

0280_foto-Bianca-Aun_Rio-Lapa-Grande_Parque-Lapa-Grande_Montes-Claros-MG_02mar2021