ABES-MG DEBATE SANEAMENTO BÁSICO NA UFOP

 

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-MG) participou, em 26 de outubro de 2021, do 7º Fórum de Sustentabilidade das cidades históricas de Minas Gerais, organizado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Representada pelo engenheiro Vitor Carvalho Queiroz, a ABES-MG participou da mesa de debates cujo tema foi o “Plano Municipal de Saneamento contemplando a resiliência climática”.

O debate contou ainda com as participações do professor do Departamento de Engenharia da UFOP e moderador, Paulo Vieira, da analista de infraestrutura e saneamento da FUNASA, a palestrante Alexandra Lima da Costa, e do representante do Conselho de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal do Serro, Leandro Souza de Oliveira.

O evento, que integrou o Circuito Urbano 2021 da ONU-Habitat, visa incorporar as questões relacionadas às mudanças climáticas aos Planos Municipais de Saneamento Básico, para tornar as cidades mais resilientes. O Painel contemplou a troca de conhecimento sobre o papel estratégico desses planos municipais setoriais para o enfrentamento das mudanças climáticas nas cidades históricas mineiras.

Além dessa atividade serão promovidos minicursos sobre os planos setoriais municipais, plano diretor, plano de saneamento, plano de turismo, plano de mobilidade, plano de drenagem e de resíduos. A meta é integrar todas essas ferramentas de gestão, de modo a minimizar os impactos das mudanças climáticas, preparando as cidades para o enfrentamento das transformações provocadas pela elevação da temperatura.

Todo o trabalho está baseado nas orientações das agendas internacionais, Agenda 2030 e agendas complementares do clima e urbana, assim como nas diretrizes nacionais para a sustentabilidade. O resultado será a elaboração de uma carta manifesto com as proposições condizentes com as pautas da sustentabilidade, em concordância com as metas definidas nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A carta manifesto será encaminhada aos gestores públicos dos órgãos municipais, estaduais e federais, entidades da sociedade civil e demais interessados.

O debate, que aconteceu de forma online, pode ser revisto no link: https://www.youtube.com/watch?v=ZyPkKY7gWX0