PANORAMA INTERNACIONAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS

 O I Painel Internacional de Resíduos Sólidos, será aberto pela Palestra Magna “Panorama Internacional dos Resíduos Sólidos”, com o mestre em Planejamento Regional e Urbano de Portugal, Carlos Manuel Martins, que atualmente, também é  presidente do Conselho de Administração Águas do Minho SA, de Portugal.

Licenciado em Engenharia Civil, Carlos Martins ocupou cargos importantes em Portugal, ao longo de sua trajetória. De 1996 a 2002, integrou a presidência do Instituto dos Resíduos do Ministério do Ambiente. Também presidiu o Conselho de Administração da empresa Águas do Alto Minho AS, e ocupou o cargo de Secretário de Estado do Ambiente, de 2015 a 2019.

Confira a entrevista com Carlos Manuel Martins, ​que fala à ABES sobre suas expectativas de participação no evento. Além de traçar um panorama do cenário dos resíduos na Europa, e no que ele difere da situação na América do Sul.

O I Painel Internacional, integra a programação do 14º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos da ABES, que ocorrerá na modalidade online, de 16 a 18 de março de 2021. Fruto de uma parceria entre a Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES e a DIRSA/AIDIS (Divisão Técnica de Resíduos da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental), a iniciativa de incluir o painel internacional tem por objetivo compartilhar experiências exitosas, na América Latina e Caribe, e medidas aplicadas no enfrentamento do impacto da covid-19 em relação à geração, coleta e tratamento de resíduos, regulação dos serviços, impactos à saúde dos trabalhadores do segmento e as consequências do processo na sociedade.

As inscrições para o 14º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos da ABES estão abertas em: https://snrs.com.br/



Confira os convidados internacionais que farão parte do I Painel Internacional de Resíduos Sólidos:

Argentina: Rosalba Sarafian

Colômbia: Geovanis Arrieta Bernate

El Salvador: Guillermo Ulmaña

Equador: Lenin Villalba e Francisco De La Torre

México: Gustavo Solorzano e Pilar Tello

Peru: Marcos Alegre

Uruguai: Mariana Robano

Brasil: Mário Russo e José Alberto da Mata Mendes

 

 

http://www.abes-mg.org.br/visualizacao-de-noticias/ler/10618/palestrantes-da-america-latina-e-caribe