RISCOS DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE

Durante o 14º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos|I Painel Internacional de Resíduos, será  lançado o livro “Um olhar sobre a coleta de resíduos de serviços de saúde e os riscos de infecção pelas hepatites B e C associados”, de Marcos Paulo Gomes Mol, doutor e mestre em Saneamento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Minas Gerais. A obra será divulgada dia 18 de março, das 12h às 12h20, via plataforma virtual do seminário. As inscrições podem ser feitas aqui.

Livro Um olhar sobre a coleta de resíduos de serviços de saúde e os riscos de infecção pelas hepatites B e C associados

A publicação trata sobre os perigos biológicos, químicos e físicos à saúde dos trabalhadores envolvidos com a coleta, transporte e armazenamento de resíduos de serviços de saúde (RSS), que devido às suas características, são potenciais fontes de disseminação de agentes etiológicos.

Deste modo, o trabalho avalia o risco de infecção pelos vírus das hepatites B e C inerente à atividade de manuseio de RSS, se comparado ao manuseio de resíduos sólidos domiciliares, bem como a percepção dos trabalhadores sobre a rotina de coleta e seus riscos.

A metodologia abrangeu revisão da literatura, meta-análise, estudo epidemiológico transversal e entrevistas com grupos focais. O estudo transversal foi composto por 522 trabalhadores, sendo 461 indivíduos expostos a resíduos sólidos domiciliares e 61 expostos a resíduos de serviços de saúde, entre novembro de 2014 e janeiro de 2015.

Também foram realizados seis grupos focais com trabalhadores em atividades de coleta de resíduos sólidos. Foram encontradas similaridades em relação à prevalência da hepatite B entre os dois grupos, e um resultado marginalmente superior, embora não significativo, da prevalência da hepatite C nos expostos a RSS em relação aos expostos a resíduos sólidos domiciliares.

Os trabalhadores associam a ocorrência de doenças à atividade que desempenham, entendem que o trabalho oferece riscos e consideram acidente apenas os eventos que os afastam do trabalho, desconsiderando, na maioria das vezes, os cortes provocados por materiais perfurocortantes.

21-01-2021