14º SEMINÁRIO NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Foi publicado no site do 14º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos da ABES a programação preliminar, o resultado dos trabalhos técnicos aprovados e os valores de inscrição no evento.

O seminário ocorrerá na modalidade online, de 16 a 18 de março de 2021, e avaliará o cenário recente dos resíduos no Brasil, considerando a política nacional, as alterações do marco legal do saneamento, a gestão dos resíduos durante a pandemia da covid-19 e as diretrizes internacionais para atingir as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Outra novidade dessa edição será a realização do I Painel Internacional de Resíduos Sólidos, que trará experiências exitosas de todos os países da América Latina e Caribe na gestão dos resíduos durante a pandemia de covid-19.

Também está confirmada a participação do engenheiro civil, especialista em engenharia sanitária, mestre em planejamento regional urbano e ex-Secretário de Estado do Meio Ambiente de Portugal, Carlos Manuel Martins, que ministrará a palestra magna durante a abertura.

CARLOS MARTINS EX MINISTRO DE MEIO AMBIENTE DE PORTUGAL

Carlos Manuel Martins

Nasceu em Lisboa em 1956. Foi Secretário de Estado do Ambiente de Portugal.

É licenciado em Engenharia Civil e Mestre em Planeamento Regional e Urbano, pela Universidade Técnica de Lisboa. Pós-graduação em Direito da Água e em Direito dos Resíduos, pela Universidade de Lisboa. Doutorando em Administração Pública, pela Universidade de Lisboa.

É Professor Especialista em Engenharia Sanitária do Instituto Politécnico de Lisboa. Desempenhou funções como Presidente Executivo do Conselho de Administração da Águas do Algarve e como gestor da UNAPD, do grupo Águas de Portugal (AdP), SGPS, entre 2012 e 2015.

Entre 2009 e 2012 foi Administrador da Empresa Geral de Fomento (EGF), SA, Presidente do Conselho de Administração da Amarsul, SA, e Presidente do Conselho de Administração do ACE EGF Dourogás.

Foi Presidente da Comissão Executiva da Simtejo, SA, entre 2007 e 2009 e Vice-Presidente do Instituto dos Resíduos, do Ministério do Ambiente, entre 1998 e 2002. Foi Presidente da Associação Portuguesa das entidades gestoras de Distribuição e Drenagem de Água (APDA) de 2003 a 2009. Foi Presidente da European Union Nacional Association of Water Suppliers and Waste Water Services (EurEau) em 2005/2006, em Bruxelas.

Confira todos os detalhes no site oficial do evento: www.snrs.com.br