NOÇÕES DE SANEAMENTO BÁSICO E SAÚDE PÚBLICA

O curso “Noções de Saneamento Básico e Saúde Pública”, realizado nos dias 10, 11 e 12 de novembro de 2020, foi um sucesso. Ministrado pela equipe de especialistas da ABES-MG, para uma turma de 20 alunos, a formação de 24 horas/aula, foi realizada pela primeira vez no formato online, com o seguinte conteúdo: Saúde Pública, Legislação, Abastecimento de Água, Esgotamento Sanitário e Drenagem Pluvial. Segundo o coordenador e professor, Weber Coutinho, o curso propicia uma visão ampliada sobre os conceitos do saneamento básico, assim como, desperta o aluno para um posterior aprofundamento nos temas de maior interesse.

De acordo com Maeli Estrela Borges, que ministrou o conteúdo sobre Resíduos Sólidos, a quantidade e qualidade do conteúdo repassado ajuda muito a complementar a formação profissional do aluno e abre espaço para novas pesquisas a partir da bibliografia trabalhada. Ela observa ainda que, embora o contato da formação online não seja como o presencial, de uma forma geral, a plataforma permitiu uma boa interação. CURSO NOÇÕES DE SANEAMENTO BÁSICO E SAÚDE PÚBLICA

Para o professor Tiago Von Sperling, que lecionou os módulos Tratamento de Água e Esgotamento Sanitário, o curso apresenta os conceitos introdutórios do saneamento aos profissionais que ainda não tiveram contato com o tema, ou desejam reciclar os conceitos. Além disso, propicia maior engajamento do profissional com a Companhia onde atua.

A engenheira e coordenadora do Programa Jovens Profissionais do Saneamento da ABES-MG (JPS), Bárbara Aiala, que ofereceu apoio técnico durante as aulas, concorda com Tiago e destaca. “O curso é importante para criar uma visão mais ampla acerca dos serviços ofertados pelas empresas de saneamento, onde esses profissionais trabalham. Os ganhos são vários, como a melhor atuação profissional, maior facilidade para resolução de problemas diários, maior interação com outras áreas da empresa e, até mesmo, maior possibilidade de conquistar um cargo superior”, ressaltou.

O professor Weber Coutinho disse ainda que o suporte oferecido pela Bárbara, durante as aulas, trouxe muita tranquilidade para essa primeira experiência online. “Me senti muito satisfeito com o uso da plataforma Google Meet, com o apoio operacional oferecido por ela e, principalmente, com a avaliação positiva da maioria dos alunos (95%), que se manifestaram como muito satisfeitos. De uma forma geral, os alunos sentiram-se contemplados com a clareza e objetividade dos professores na apresentação do conteúdo técnico e com o material didático das aulas online, o que indica que estamos no caminho certo”, concluiu.

Bárbara Aiala destacou que os professores foram bastante atenciosos com os alunos, e que a todo momento interagiam para saber se havia dúvidas ou perguntas. Isso tornou a condução das aulas mais produtiva, para uma turma bastante diversa, com alunos tanto das áreas de ciências humanas quanto de exatas. Profissionais da engenharia civil, engenharia elétrica, telecomunicações, produção, administração, direito, ciências contábeis, comunicação social e matemática, elogiaram o desempenho do curso e o corpo docente. Confira abaixo os pontos positivos destacados pelos alunos.

NOÇÕES DE SANEAMENTO BÁSICO E SAÚDE PÚBLICA 

Ficou interessado em fazer o curso? Envie uma mensagem para nós com seus dados e aguarde a formação de novas turmas: cursos@abes-mg.org.br

“O conteúdo foi passado de maneira que facilitou o aprendizado.”

“O formato on-line perde um pouco da interatividade, mas o curso atende perfeitamente os objetivos propostos.”

“As aulas são bastante dinâmicas e muito interativas, permitindo a todos se manifestarem.”

“A Bárbara foi muito solícita e presente o tempo todo. A ferramenta é boa e apresenta recursos que permitem o aprendizado e a interação entre os participantes.”

“O Conhecimento dos profissionais, o auxílio da Bárbara e o acesso aos materiais didáticos foram ótimos.”

“Os professores são muito capacitados e experientes e isso faz toda a diferença. O conteúdo do curso foi muito bom.”

“Destaco a qualidade dos instrutores, a interação com os participantes, a organização, a disponibilidade para esclarecimentos, tudo ótimo.”

“Conteúdo técnico bem elaborado por professores amplamente conhecedores do assunto, Plataforma Google Meet permitindo estabilidade e globalização do curso a qualquer parte do planeta.”

Conhecimentos acadêmico e prático dos professores muito bom. Excelente domínio dos temas propostos e didática excepcional.”

“É sempre válido aprender com profissionais consolidados e com vasta experiência no setor.”

A mediação foi muito interessante e ajudou a comunicação via WhatsApp entre os alunos que estavam na sala presencial. Muito oportuna também a sessão de Networking”

“Excelente apoio técnico da Bárbara, interesse e a dedicação demonstrada por todos os profissionais da ABES durante a duração do curso.”

 

 

 

 

 

Notícias