NUCLEO LIXO ZERO RECEBE MEMBROS DO JPS/MG

NUCLEO LIXO ZERO

O grupo de pesquisa em Educação Ambiental e Resíduos Sólidos, do Programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS) da ABES-MG, visitou o “Núcleo Lixo Zero”, no bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte. A visita, realizada em primeiro de agosto de 2020, seguiu todos os protocolos de segurança ao Covid-19. O grupo foi representado pelas engenheiras, Bárbara Aiala e Manuela Proença, respectivamente, coordenadora e vice coordenadora do JPS-MG.

O Núcleo recebe e trata os resíduos sólidos, orgânicos e recicláveis, das pessoas a ele associadas. Atua na educação ambiental da região e reúne diversas tecnologias sociais, que de forma local, tentam gerar respostas para questões urbanas como a gestão de resíduos, a segurança alimentar e a geração de trabalho e renda. Dentre essas tecnologias estão o LEVA (Local de Entrega Voluntária Assistida), o sistema de compostagem, o banheiro seco, horta e roça agroecológicas, e o empório de produtos da economia popular e solidária.

Bárbara destaca que o foco do LEVA está nos trabalhadores envolvidos. “Nele o catador de resíduos recicláveis interage e passa informações sobre o que pode e o que não pode ser reciclado, atuando desta forma, como educador ambiental.” Saiba mais sobre o JPS: http://www.abes-mg.org.br/jovem-profissional-saneamento