NUCLEO LIXO ZERO RECEBE MEMBROS DO JPS/MG

No sábado, primeiro de agosto de 2020, o grupo de pesquisa em Educação Ambiental e Resíduos Sólidos, representado pelas engenheiras Bárbara Aiala e Manuela Proença, respectivamente, coordenadora e vice coordenadora do JPS-MG, visitaram o Núcleo Lixo Zero, localizado no bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte. A visita foi realizada seguindo todos os protocolos de segurança ao Covid-19.

O Núcleo tem atividades de agroecologia e abriga um local de entrega voluntária assistida de resíduos sólidos (onde o catador de resíduos recicláveis interage e passa informações sobre o que pode e o que não pode ser reciclado). Desta forma, o catador muda sua função de catador  e passa a atuar como educador ambiental.

O trabalho realizado pelo Núcleo Lixo Zero é inovador e diferenciado de iniciativas semelhantes, principalmente, pela preocupação que possuem com os trabalhadores envolvidos. A intenção não é apenas resolver os problemas de gestão de resíduos da população ao trata-los com tecnologias inovadoras, o propósito é possibilitar a emancipação, a dignidade e melhoria da qualidade de vida daqueles trabalhadores “invisíveis”, que são os principais responsáveis pela cadeia de gestão dos resíduos recicláveis em Belo Horizonte e em todo o país.

Nucleo lixo zero