PRÊMIO JOVEM DA ÁGUA DE ESTOCOLMO

A dupla Daniel Victor Santos e Iago Martins Felipe, ficou com o primeiro lugar e representará o Brasil na final internacional da Suécia.

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), por meio do Programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS), realizou, em 5 de junho, a final brasileira do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo (Stockholm Junior Water Prize – SJWP). A cerimônia ocorreu de forma online em transmissão do programa ABES Conecta e foi apresentado pelo coordenador nacional do JPS, Álvaro Diogo Teixeira. Assista aqui evento na íntegra.

Projeto vencedor desta edição visa a qualidade da água e a preservação ambiental.

“Atividade biofloculante da pectina extraída da casca da laranja-pera (Citrus sinensis (L.) Osbeck para tratamento de Efluentes líquidos”, dos estudantes da ETEC Irmã Agostina, Daniel Victor Santos e Iago Martins Felipe, apresentou uma nova possibilidade para o tratamento de água. A alternativa estudada por eles obteve resultados positivos ao utilizar a pectina extraída da casca da laranja-pera, no processo de floculação e geração de subprodutos biodegradáveis.

De 11 a 14 de agosto, a dupla vencedora representará o Brasil na final internacional, realizada online, direto de Estolcomo na Suécia. A quarta edição do prêmio no Brasil teve 39 trabalhos inscritos e 20 selecionados, dos quais 5 seguiram para a final. Os projetos visam soluções para a melhoria dos recursos hídricos e do meio ambiente. Os finalistas foram avaliados por uma comissão julgadora, composta por oito especialistas com atuação destacada nas áreas de recursos hídricos, meio ambiente, comunicação e desenvolvimento.

Na abertura do evento online, o presidente nacional da ABES, Roberval Tavares, destacou a importância da água nessa data comemorativa: “Parabenizo os participantes e o JPS que está coordenando esse prêmio tão importante no Brasil. É um dia importante. A água é essencial para a manutenção de um ambiente saudável e para a qualidade de vida de todos”, enfatizou o engenheiro.

Outro convidado foi Benedito Braga, presidente da Sabesp, que elogiou à ABES pela realização. “É um prazer estar aqui falando com vocês e celebrando o Dia do Meio Ambiente. Parabenizo a iniciativa da ABES nesse dia tão especial”, disse. “Água, saneamento e saúde andam de mãos dadas, devem ser priorizados pelos nossos governantes”, reiterou Braga.

Na sequência, Alvaro Diogo Teixeira anunciou que os finalistas irão ganhar publicações técnicas da Livraria da ABES e uma visita à Sabesp no segundo semestre. Mario Ramacciotti, diretor da Xylem Brasil (integrante da comissão julgadora) informou que a estudante Kauany Melissa Neves da Silva foi vencedora do concurso “Prêmio Layout Troféu (Desenho do Troféu do SWJP)”, promovido pela empresa Xylem e ganhará um jantar com direito a acompanhante.

Álvaro afirmou que os jovens participantes têm muito a oferecer para a sociedade e comunicou uma novidade: “Queremos mostrar o potencial criativo do Brasil para o mundo. O Edital do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo 2021 já está aberto” [mais informações em breve], encerrou, com entusiasmo, o coordenador nacional do JPS e do prêmio.

Assista  aqui o evento na integra.