RANKING DA UNIVERSALIZAÇÃO DO SANEAMENTO



ABES lança Ranking da Universalização do Saneamento 2020

RANKING SANEAMENTO 2020

Em 5 de junho de 2020, Dia Mundial do Meio Ambiente, a ABES lançará a edição 2020 do Ranking da Universalização do Saneamento.

Em sua quarta edição, o Ranking já se consolidou como instrumento de análise do setor no Brasil. A partir de indicadores de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, coleta e destinação adequada de resíduos sólidos, o ranking identifica o quão próximo os municípios estão da universalização.

Apura ainda os impactos da ausência ou precariedade do saneamento na saúde da população. Além disso, apresenta um panorama da situação de cada município do ranking em relação à formulação do Plano de Saneamento Básico, instrumento fundamental para as políticas públicas de saneamento no país e condição para obtenção de recursos da União para esses serviços, a partir de 2023.

A edição 2020 reúne 1857 municípios, representando cerca de 70% da população do país, e mais de 33% dos municípios brasileiros que forneceram ao SNIS – Sistema Nacional de Informações de Saneamento – as informações para o cálculo de cada um dos indicadores utilizados no estudo. As 27 capitais brasileiras estão presentes no ranking.

Inscreva-se gratuitamente AQUI e participe da cerimônia de lançamento.