ABES-MG APOIA O III SIMPÓSIO DA BACIA

Até 20 de março estão abertas as inscrições para o envio de trabalhos técnicos para o III Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. O evento, que conta com apoio da ABES Seção Minas Gerais (ABES-MG), é promovido pelo Fórum de Pesquisadores de Instituições de Ensino Superior da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). O encontro será realizado entre os dias 31 de maio e 03 de junho, em Belo Horizonte (MG).

Os interessados podem submeter os seus trabalhos até o dia 20 de março (clique aqui).

3º simpósio da bacia hidrográfica do rio são francisco

A programação do evento contará com apresentações orais e painéis, palestras, conferências e mesas-redondas, exposições e reuniões temáticas.

Os trabalhos a serem submetidos devem estar relacionados a um dos seis eixos que integram o Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. São eles: Governança e mobilização social; Qualidade de água e saneamento; Quantidade de água e usos múltiplos, Sustentabilidade Hídrica no Semiárido; Biodiversidade e requalificação ambiental temáticos; e deverão levar em conta a temática do III SBHSF, que é “A importância da ciência para o futuro do Rio São Francisco”.

Temas como o cenário atual de condições climáticas extremas e da elevada exploração em um rio cada vez mais degradado em termos socioambientais comporão toda a agenda do evento, resultando na sinalização de deficiências e soluções na busca da qualidade ambiental e articulações em defesa do Velho Chico.

De acordo com um dos coordenadores do III SBHSF, o professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (DESA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Eduardo Coutinho “esse tipo de evento vem possibilitar a divulgação de pesquisas que estão em andamento, de iniciativas práticas de recuperação da qualidade da água e de demais recursos da Bacia Hidrográfica. É importante destacar que esse intercâmbio de informações, além da divulgação de trabalhos já em andamento, pode também possibilitar novas iniciativas”.

O III SBHSF espera contar com a participação de profissionais das mais diversas áreas de atuação, incluindo alunos de graduação e de pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais da área ambiental de todo o Brasil. A também coordenadora do evento, professora do DESA/UFMG, Sílvia Corrêa Oliveira, destaca que “para esta edição são esperados cerca de 500 participantes e um número elevado de contribuições científicas, visando promover a divulgação dos estudos e pesquisas, intercâmbio de ideias e opiniões, além da integração daqueles que estão engajados na conservação dos recursos naturais”.

Confira a programação completa em www.sbhsf.com.br.

Notícias