ABES-MG DEBATE RESÍDUOS SÓLIDOS NO CBESA



O Panorama da Gestão dos Resíduos Sólidos na Região Sudeste foi um dos temas do Painel: “A situação da gestão dos resíduos sólidos nas diversas regiões do Brasil, quanto ao atendimento da Lei 12.305/2010”. O estudo foi apresentado, em 18 de junho, durante o 30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA), em Natal-RN.

Palestrantes CBESA2019 Resíduos Sólidos ABESPalestrantes

A Representante Regional na Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES, e responsável pelo levantamento, Pegge Sayonara, relatou que apesar do apoio dos membros da Câmara Técnica de Resíduos da ABES-MG, Leila Moller, e Cláudia Almeida, “Houve muita dificuldade em conseguir dados atualizados e confiáveis, uma vez que, as informações são fornecidas pelos municípios de forma voluntária”, explicou.

Com foco na implementação dos Planos de Gerenciamento de Resíduos, o estudo apresenta os aspectos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a situação dos Estados e Municípios que compõem a Região Sudeste em relação aos Planos, e os principais desafios para monitorar sua implementação.

Os dados também indicaram a necessidade de cobrar uma melhor atuação dos Estados e da União no intuito de exigir dos municípios informações sobre a elaboração, planejamento e acompanhamento dos planos. Além disso, oferecer capacitação aos municípios para que forneçam informações com regularidade e confiabilidade e, principalmente, unificar todas as informações em uma única base de dados oficial.

 

Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES Nacional elege nova coordenação

Em 19 de junho de 2019, foi realizado em Natal/RN, a eleição da nova equipe que coordenará as atividades da Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES Nacional, durante o biênio 2019/2021.

A coordenadora geral será Heliana Kátia Tavares Campos (DF), que tem como adjunta, Bárbara Virginia Cavalcanti (PE). A secretária executiva será: Emília Wanda Rutkowski (SP) com apoio da secretária adjunta, Pegge Sayonara Mendes (MG), que deixa a representação da Regional Sudeste.

Assumem a representação da AIDIS/DIRSA, Fabiana Fiori e Vânia Schneider. E os coordenadores das Regiões são: NORTE: Aurélio Pessoa Picanço (TO), NORDESTE: José Fernando Jucá (PE), CENTRO OESTE: Paulo Celso dos Reis Gomes (DF), SUDESTE: Fabiana Fiori (SP) e SUL: Geraldo Antônio Reichert (RS).

 Membros da Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES 2019