Condição da bacia do São Francisco será discutido na ALMG



A Comissão Extraordinária de Energias Renováveis e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, nesta terça-feira (30/4/19), quatro requerimentos de seu presidente, o deputado Gil Pereira (PP). Dois sugerem realização de audiência com convidados e os outros para visitas técnicas.

 

O primeiro requerimento sugere debate sobre a revitalização da bacia do Rio São Francisco, que está afetada pela seca, principalmente no leito do rio. Pretende, ainda, discutir sobre o Projeto Jequitaí, com o Ministério de Desenvolvimento Regional e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales São Francisco e Parnaíba (Codevasf).

 

A outra audiência com convidados tem por finalidade discutir estudos, pesquisas e ações que estão sendo desenvolvidas para o armazenamento de energia sustentável no estado. Segundo o requerimento apresentado pelo parlamentar, a reunião terá presença do presidente da Associação Brasileira de Armazenamento e Qualidade de energia (Abaque), Carlos Augusto Leite Brandão.

 

Visitas- O deputado Gil Pereira, ainda teve dois pedidos de visita aprovados pela comissão. O primeiro deles, é uma visita ao Centro Internacional de Energias Renováveis–Biogás (CIBiogás), localizado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) em Foz do Iguaçu, Paraná. Segundo o autor do pedido, a implantação do Biogás pela Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), representaria em uma economia significativa no valor do gás em todo o Estado de Minas Gerais.

 

Também foi aprovada visita às obras de construção da subestação de energia elétrica e da extensão do trecho de transmissão de energia em Janaúba (Norte de Minas). Segundo o autor do requerimento, o trecho que pertence a Minas corresponde a cerca de 1.000 Km e passa por 24 municípios da região como Montes Claros, Francisco Sá, Bocaiuva e Mato Verde.

30-04-2019