Assembleia promove audiências sobre vítimas de Brumadinho



A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, nesta terça-feira (26/2/19), duas audiências para debater o rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (Região Metropolitana de Belo Horizonte). As comissões de Segurança Pública e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável buscam apurar as causas e consequências do desastre, que já contabiliza 171 mortos. As reuniões acontecem às 10 horas, no Plenarinho II, e às 17 horas, no Auditório José Alencar, respectivamente.

 

No dia 25 de janeiro, a barragem de rejeitos de minéio que pertence à Mineradora Vale se rompeu. Uma grande área do município foi tomada pela lama, deixando centenas de mortos e desaparecidos. O complexo administrativo estava situado no local atingido e o refeitório, por exemplo, se encontra totalmente soterrado. Muitas das vítimas fatais do desastre eram profissionais da própria empresa.

 

Além da responsabilização da Vale, os parlamentares pretendem apresentar questionamentos quanto ao modelo de construção de barragens adotado no Estado, ao monitoramento e à fiscalização dos empreendimentos minerários. A audiência pública da Comissão de Meio Ambiente foi solicitada pelo seu presidente, deputado Noraldino Júnior (PSC), e pelo deputado Osvaldo Lopes (PSD).

 

Em reunião anterior, na qual foi aprovado o requerimento da audiência, Noraldino Júnior lembrou ainda que, no último sábado (16), parcela da população do distrito de Macacos, em Nova Lima (Região Metropolitana de Belo Horizonte), deixou, às pressas, suas residências devido ao acionamento de sirene em barragem próxima ao lugarejo. Conforme o deputado, a sensação de insegurança com relação às atividades da mineração só faz crescer.

 

Crime - “Debater a tragédia criminosa”. Com essa afirmação, o deputado Sargento Rodrigues (PTB) solicitou a realização de reunião para debater o tema no âmbito da Comissão de Segurança Pública. Para essa audiência, foram convidados representantes do Ministério Público do Estado e da Polícia Militar.

 

Já, para a reunião da Comissão de Meio Ambiente, foram chamados a participar o presidente da Vale S/A, Fábio Schvarstman, e o diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), Victor Hugo Froner Bicca; além de gestores públicos e membros da sociedade civil.

 

Reuniões Interativas – Quem não puder comparecer às duas reuniões poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal da Assembleia, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.

25-02-2019