Meio Ambiente e Agricultura se reúnem para 1º encontro de alinhamento



Os secretários de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, e a secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Maria Soares Valentini, se reuniram, em primeiro ato conjunto, para definir estratégias entre as duas áreas. O alinhamento foi marcado por medidas de incentivo à produção agrícola que têm interface com a pauta da preservação ambiental.

 

Na oportunidade, os dois dirigentes apresentaram oportunidades de políticas públicas, dentro das respectivas áreas do Governo de Minas, e delimitaram ações visando à convergência. Entre os principais pontos tratados estiveram: a infraestrutura para reservação de água; melhor gestão da análise de outorgas; a revisão e modernização de normas, o que inclui o decreto nº 47.383; além do estabelecimento de critérios técnicos para tornar mais eficientes e racionais o trabalho no campo e o uso do solo.

 

Todas as medidas visam à promoção do setor agrossilvipastoril, para fomentar o desenvolvimento econômico no estado, sem perder de vista a regularização e a preservação dos recursos naturais. “Esta já foi a oportunidade de estabelecermos os principais pontos de atuação dentro do planejamento previsto para os próximos quatro anos, com ações alinhadas e que seguem nosso programa de trabalho”, afirmou Germano.

 

O planejamento conjunto visa ao estudo do território mineiro para buscar melhores soluções tecnológicas, normativas e de gestão, para que o Estado possa avançar na produção agrícola sustentável e na preservação do meio ambiente, considerando a grande sinergia entre as duas pastas.

 

Além da expectativa de convergência total entre as áreas, os secretários deixaram o encontro com a perspectiva de uma atuação ainda mais conjunta do Governo junto às lideranças dos setores produtivo e ambiental.

 

“Essa é uma iniciativa que mostra uma postura diferenciada de ambas as áreas em Minas, visando atender à preservação ambiental e ao desenvolvimento econômico, tão especialmente necessário para o Estado neste momento”, afirmou a secretária Ana Maria.

 

“Ao passo em que as secretarias fomentem novas regras e novas posturas de trabalho, promoveremos o desenvolvimento regional, regularizado, certificado e atento à manutenção dos recursos naturais do território mineiro”, completou o secretário Germano Vieira.

15-01-2019