Ônibus é abastecido com biogás do esgoto de Franca/SP



Considerado um combustível economicamente sustentável, o biometano, produzido a partir do tratamento de esgoto, foi utilizado ontem em uma ação pioneira no Brasil: o abastecimento de um ônibus de passageiros em Franca.Fabricado pela Scania, o veículo foi trazido ao município como parte de uma iniciativa promovida pela Embaixada da Suécia e a Business Sweden.

 

O abastecimento integra as atividades das Semanas de Inovação Suécia-Brasil e tem como objetivo fomentar discussões sobre o potencial do mercado do biogás nas cidades brasileiras, além de salientar os benefícios do uso do biometano, que atualmente é produzido na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) de Franca e hoje abastece 20 veículos da frota da empresa no município.

 

“Essa demonstração, que é inédita na história do Brasil, nasceu depois de termos identificado no Brasil uma capacidade enorme de produção do biogás. Como o projeto da Sabesp em Franca é o único em produção de biometano gerado a partir do tratamento de esgotos na América Latina, os representantes da Sabesp propuseram que a demonstração acontecesse aqui”, disse a gerente de projetos sênior da Business Sweden, Elsa Stefenson.

 

Biometano

 

A demonstração, que contou com a presença de representantes da Sabesp, Scania e da Embaixada da Suécia, país pioneiro no uso de biometano para abastecer a frota dos ônibus urbanos, e imprensa local, aconteceu na própria ETE. Os presentes puderam conferir de perto o abastecimento e trafegar no ônibus, que posteriormente circulou por algumas ruas da cidade.

 

A Sabesp de Franca produz o biometano desde abril deste ano como combustível para os veículos da frota da empresa no município. O carro disponibilizado pela Scania para participar do teste pode ser abastecido tanto com biometano como GNV (Gás Natural Veicular) ou, ainda, pela mistura de ambos.

 

A ETE de Franca trata em média 500 litros por segundo e produz em torno de 2.500 Nm3 de biogás por dia, suficiente para substituir 1,5 mil litros de gasolina comum diariamente. Atualmente, a Sabesp tem permissão para abastecer apenas frota própria. A expectativa, porém, é ampliar o número de veículos abastecidos com o combustível nos próximos anos, sendo inclusive uma nova oportunidade de negócio para a companhia.

 

Fonte: GCN.

 

19-11-2018