Planta de energia solar recicla água de purga para preservar água doce



A Fluence projetou e fabricou um sistema gradual de tratamento de água para produzir água para um sistema de resfriamento, assim como água ultrapura para uma caldeira de vapor.A nova planta de energia solar de Ashalim, no deserto do Negev em Israel, conta com fontes de água doce para a água de reposição de torres de resfriamento. O governo de Israel procurava uma solução que lhes permitisse o reúso de efluentes de purga tratada como reposição e água ultrapura (UPW) e minimizar a descarga aos tanques de evaporação.

 

Este estudo de caso mostra como a Fluence projetou e fabricou um sistema gradual de tratamento de água para produzir água para o sistema de resfriamento e água ultrapura para a caldeira de vapor.

Antecedentes

 

Com prazo previsto para fins de 2017, o governo de Israel tem trabalhado com a GE-Alstom e BrightSource Energy na construção da sua primeira planta de energia solar concentrada (CSP), ou planta termosolar em escala comercial no país. Situada no deserto do Negev de Israel, a planta é um dos maiores projetos deste tipo no mundo e inclui 50.600 helióstatos controlados por computador repartidos em uma área de mais de 3 km2.

 

Os painéis solares concentram mil vezes a luz do sol em uma caldeira montada no alto de uma torre de 200 metros de altura. A caldeira gera vapor de alta temperatura e alta pressão. Depois, as tubulações transportam o vapor a um gerador de turbina no nível do solo, que produz 121 MW de energia solar para a rede elétrica de Israel.

Desafios

 

O governo de Israel queria minimizar o uso de água doce no ciclo de resfriamento, no sistema de caldeira e também limitar a descarga excessiva de efluentes de purga salobra em tanques de evaporação. A Fluence projetou e forneceu um sistema de contêineres para tratar a água de purga da torre de resfriamento para seu reúso e para produzir água ultrapura (UPW) para alimentar a caldeira de vapor.

25-10-2018