Cientistas criam filtro que elimina chumbo e metais tóxicos da água



Pesquisadores da Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW) e do Instituto Real de Tecnologia de Melbourne (RMIT), ambos na Austrália, descobriram uma maneira de fazer filtros que transformam água contaminada com metais pesados ​​em água potável em questão de minutos.

 

Kourosh Kalantar-zadeh, professor da UNSW e seus colegas da RMIT, mostraram que nanofiltros feitos de óxido de alumínio poderiam ser produzidos de forma barata, praticamente sem energia, por meio de uma quantidade fixa de gálio metal líquido.

 

Publicado na revista Advanced Functional Materials, o estudo explica que quando um pedaço de alumínio é adicionado ao núcleo de gálio líquido em temperatura ambiente, camadas de óxido de alumínio são rapidamente produzidas na superfície do gálio.

Nanofolhas de óxido de alumínio

 

Os cientistas também descobriram que as nanofolhas de óxido de alumínio são porosas e adequadas para filtrar íons de metais pesados ​​e contaminação de óleos.

 

Segundo Kalantar-zadeh, os filtros portáteis e de baixo custo deste novo processo de fabricação podem ser usados ​​por pessoas sem acesso a água potável para remover substâncias como chumbo e outros metais tóxicos em questão de minutos.

 

“Por ser porosa, a água passa muito rapidamente. O chumbo e outros metais pesados ​​têm afinidade com o óxido de alumínio. À medida que a água passa por bilhões de camadas, cada um desses íons de chumbo é atraído por uma dessas folhas de óxido de alumínio”, ele detalhou. “Mas, ao mesmo tempo, é muito seguro, porque com o uso repetido, o fluxo de água não consegue separar os íons de metais pesados ​​do óxido de alumínio.”

 

Íons de metais pesados ​​na água

 

Kalantar-zadeh acredita que a tecnologia poderia ser bem aproveitada na África e na Ásia, principalmente nos lugares aonde íons de metais pesados ​​na água estão em níveis muito além do consumo seguro. Estima-se que 790 milhões de pessoas do planeta não tenham acesso à água limpa.

 

“Se você tem água de má qualidade, basta levar um aparelho com um desses filtros”, comentou o professor. “Você derrama a água contaminada no topo de um frasco com o filtro de óxido de alumínio. Aguarde dois minutos e água fica limpa, completamente potável. E o bom é que esse filtro é barato.”

 

De acordo com os pesquisadores, já existem alguns filtros que removem metais, mas a maioria é cara e custa cerca de US$ 100. Já os filtros de óxido de alumínio podem ser fabricados por 10 centavos de dólares, podendo ser comercializado por um preço baixo.

 

“Para produzir óxido de alumínio, é preciso processar alumínio acima de mil graus ou usar outros processos intensivos de energia”, informou Kalantar-zadeh. “Consumir tanta energia o torna extremamente caro. Agora estamos falando de algo que pode ser feito até sob o sol no verão de 35 graus.”

 

O alumínio é um metal abundante e barato, mas o gálio é caro. Contudo, ele permanece puro e inalterado após cada produção de óxido de alumínio. “É adicionado alumínio ao gálio e sai o óxido de alumínio quando a superfície é exposta à água. Você pode usar gálio de novo e de novo. O gálio nunca participa da reação”, explicou o professor.

 

De acordo com Kalantar-zadeh, a intenção é que esta pesquisa seja usada por outros cientistas, para que eles possam desenvolver melhorias nas águas do mundo.

 

Fonte: Revista Galileu.

08-10-2018