Aplicativo permite que a população acompanhe o abastecimento de água e saneamento básico nos municípios



O app também dá acesso a um Fale Conosco para que os usuários possam relatar os problemas de sua cidade à Agência Nacional de Águas

 

A Agência Nacional de Águas desenvolveu um aplicativo que mostra a situação de abastecimento de água e tratamento do sistema de esgoto em todos os municípios do país. O aplicativo Atlas Água e Esgotos está disponível para download nos sistemas Android e IOS.

 

Além disso, o aplicativo reúne estudos que vêm sendo feitos pela ANA desde 2006, mostra os serviços que foram adiantados e os que estão atrasados, e o investimento necessário para que o atendimento chegue a toda a população.

 

Os gráficos e ilustrações exibem os caminhos que os dejetos percorrem, tratados ou não, até chegar ao destino final. Também é possível identificar se a rede produtora de água é suficiente ou se há necessidade de ser ampliada para atender a demanda atual. Na região Nordeste o aplicativo permite verificar em tempo real o nível de cerca de 500 reservatórios monitorados pela ANA.

 

“É possível por meio desse diagnóstico o cidadão ter noção de como é a prestação de serviço no seu município, e a que tipo de vulnerabilidade ele está sujeito para, a partir daí, cobrar dos seus dirigentes uma melhoria nesses serviços”, comentou Carlos Alberto, especialista em Recursos Hídricos da ANA.

01-10-2018