CBHSF debate riscos de enchente em reunião pública



Dando continuidade às discussões sobre os riscos da ocupação irregular do solo às margens do São Francisco, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) vai realizar a próxima reunião pública para alertar a população ribeirinha e o poder público sobre as suas responsabilidades, no dia 17 de setembro, em Petrolina (PE), às 10h, na Câmara Municipal, Praça Santos Dumont, s/n.

 

De acordo com dados da Defesa Civil, nas duas últimas décadas, 96 mil pessoas foram atingidas de alguma forma por algum tipo de desastre natural. O resultado é um prejuízo anual para o país de aproximadamente R$ 40 milhões apenas em casos de inundações e deslizamentos. Anualmente, são registrados no Brasil, cerca de 2.500 mortes causadas por esse tipo de desastre. Por isso a preocupação do CBHSF. Para o presidente Anivaldo Miranda, “é preciso mudar essa cultura e agir antes do problema acontecer”.

 

A reunião pública será realizada em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE/SE), Ministério Público Federal (MPF), Defesa Civil, Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), Agência Nacional de Águas (ANA) e Municípios do Submédio São Francisco. O objetivo é apresentar à população as áreas inundáveis do rio São Francisco e as ações para enfrentamento das cheias.

 

Programação:

 

1. Operação dos reservatórios e histórico de enchentes (Chesf);

2. Mapeamento das áreas inundáveis no Submédio e Baixo São Francisco (Chesf/ANA);

3. Estado da arte da mobilização para enfrentamento das cheias (Defesa Civil);

4. Estado da arte da mobilização para enfrentamento das cheias (Associação dos Municípios do Submédio São Francisco);

5. Debate;

6. Propostas.

A próxima audiência está prevista para outubro, em Pirapora (MG).

 

Serviço:

Reunião Pública sobre enchentes no Rio São Francisco

Data: 17/09/2018

Local: Câmara Municipal de Petrolina, localizada na Praça Santos Dumont, s/n, Petrolina (PE)

Horário: 10h às 13h

17-09-2018