CTECOM discute dia oficial e símbolo para a bacia do Rio das Velhas



Com o intuito de fortalecer a comunicação e integração com a sociedade, estimulando o pertencimento para com a Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, a Câmara Técnica de Educação, Mobilização e Comunicação (CTECOM) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) discutiu, em reunião na manhã desta segunda-feira (10), a criação de duas estratégias principais: a formalização do 29 de junho como o Dia Oficial do Rio das Velhas e o estabelecimento do peixe Dourado (Salminus franciscanus) como o símbolo da bacia.

 

“29 de junho se justifica por ser o dia de formação do Comitê, além de na tradição popular ser o dia de São Pedro, patrono das chuvas e das águas. Já o Dourado tem a peculiaridade de ser um peixe nativo, considerado um dos mais nobres das águas brasileiras, além de ser bonito, esportivo e conhecido”, destacou o conselheiro José de Castro Procópio.

 

Na reunião desta segunda, os presentes escreveram as linhas gerais da Deliberação Normativa que deverá ser apreciada pelos demais membros da câmara, para na sequência ser submetida ao plenário do Comitê.

 

Ainda no encontro, os conselheiros discutiram o público-alvo preferencial das ações de comunicação, mobilização e educação ambiental do CBH Rio das Velhas. De acordo com o novo presidente da CTECOM, Nísio Miranda, as estratégias devem ter como principal objetivo a renovação do comitê. “Acho que já temos uma tendência, até mesmo dentro desta câmara nova formada, de que as ações devem ser voltadas para o público de idade escolar, infanto-juvenil, até para que a gente possa ter a possibilidade de renovação dos quadros do CBH Rio das Velhas. A ideia é já ir ambientando as crianças com essa política pública que é o comitê de bacia hidrográfica”, disse.

 

Os presentes definiram também que, na próxima reunião da câmara técnica, serão discutidos o Plano de Ação e a Deliberação dos Princípios e Diretrizes da CTECOM, a criação de um projeto-memória do CBH Rio das Velhas e aprovação da Deliberação Normativa construída na reunião desta segunda.

17-09-2018