A partir do esgoto, 20 mil toneladas de fertilizante orgânico são produzidas por ano em Jundiaí/SP



Sessenta mil toneladas de resíduos orgânicos tratados por ano, que se transformam em 20 mil toneladas de fertilizante orgânico composto, utilizado em culturas de café e cana-de-açúcar, plantações de uva, caqui e pêssego e plantas ornamentais, como as que ficam em parques e jardins.Esse é o destino do logo de esgoto tratado na Estação de Tratamento de Esgoto do Jardim Novo Horizonte, a ETE Jundiaí (ETEJ).

 

Utilizando um sistema de compostagem termofílica do lodo – que é enriquecido com sobras da agroindústria alimentícia e da torrefação de café – o material é misturado a cavacos de madeira bruta de eucaliptos e pinus, submetidos ao revolvimento mecânico e oxidados após uma intensa atividade de microorganismos.

 

Todo o processo ocorre em temperaturas acima de 55ºC por mais de 30 dias. Ao final, o material é higienizado, eliminando organismos causadores de doenças aos homens e animais e dando origem ao composto orgânico de lodo de esgoto. Gesso agrícola, calcário dolomítico e fosfato de rocha são acrescidos, para evitar odores e enriquecer o composto com enxofre, cálcio, magnésio e fósforo.

 

O produto final é chamado de fertilizante orgânico composto classe D, registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento sob o nº SP-80610 10000-7, de uso seguro na agricultura. O controle de qualidade do produto é feito mensalmente, por meio de análises físico-químicas e microbiológicas.

Operação

 

A Estação de Tratamento de Esgoto do Jardim Novo Horizonte é operada pela Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ), por meio de concessão firmada pela Prefeitura Municipal de Jundiaí, atuando como prestadora de serviço para a DAE, empresa responsável pelo saneamento básico do município.

 

Jundiaí é um modelo bem-sucedido no saneamento público com abastecimento de qualidade e tratamento de 100% do esgoto coletado. São três Estações de Tratamento de Esgoto (Jundiaí, São José e Fernandes) e duas Estações de Tratamento de Água (Anhangabaú e Eloy Chaves). Com visão estratégica e investimentos antecipados, Jundiaí conta com a Represa de Acumulação com capacidade de armazenamento de 8,3 bilhões de litros de água, protegida pelo Parque da Cidade.

Fonte: Jornal de Jundiaí.

06-09-2018