Colômbia vai receber 52 milhões para planos de proteção ao meio ambiente



Membros do Fundo para o Meio Ambiente aprovam o investimento de 52 milhões de dólares para ajudar a Colômbia a proteger o meio ambiente

 

Durante a Sexta Assembleia do Fundo para o Meio Ambiente Mundial (GEF), realizada em Vietnã no final de junho, foi anunciada a doação de 52 milhões de dólares para que o Governo da Colômbia possa atuar a favor da preservação ambiental.

 

Angélica Mayolo, da Oficina de Assuntos Internacionais do Ministério do Ambiente da Colômbia, afirmou que a aprovação deste investimento vai permitir conservar os recursos naturais e atender desafios em regiões com ecossistemas estratégicos.

 

O enfoque principal será para o controle do desmatamento, a mudança climática e a recuperação de áreas degradadas, segundo anunciou o governo colombiano. Mayolo afirmou que estes recursos devem ser aplicados entre os anos 2018 e 2022, sendo 10,85 milhões de dólares para proteger frente à mudança climática, 39,10 milhões de dólares para a biodiversidade e 2,05 milhões de dólares para solos degradados.

 

Mayolo explicou ainda que “o GEF é o mecanismo financeiro das principais convenções ambientais internacionais”, e com este investimento será possível enfrentar desafios, além de “fortalecer as capacidades de nossas autoridades ambientais e institutos de pesquisa, e potencializar os negócios verdes na Colômbia”, afirmou.

 

O Fundo para o Meio Ambiente (GEF) é uma associação que trabalha com 183 países para tratar de temas relacionados à preservação ambiental. Um dos principais objetivos é ajudar a países em desenvolvimento a cumprir com os objetivos assinados em convenções e acordos internacionais para a conservação ambiental.

 

Organizações civis, empresas, agências governamentais, instituições de pesquisa, entre uma variedade de parceiros, ajudam e dão suporte para os programas apoiados pela GEF. Os profissionais que desejam ampliar os conhecimentos na área da gestão ambiental podem estudar os programas de formação patrocinados pela FUNIBER.

Saiba mais