Solenidade marca posse de novos membros e eleição da diretoria do CBH Rio das Velhas



Nesta quarta-feira (08), a diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) – composta pelo presidente Marcus Vinícius Polignano, pelo vice Ênio Resende e pelo secretário Renato Júnio Constâncio – foi reconduzida para mais um ano à frente da entidade. Junta-se a eles a figura do secretário-adjunto, que na chapa vencedora será representada por Poliana Valgas, secretária de Meio Ambiente do município de Jequitibá e coordenadora do Subcomitê Ribeirão Jequitibá. A solenidade, que também marcou a posse dos novos conselheiros do Comitê (confira a relação completa dos nomes), ocorreu na sede do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), em Belo Horizonte.

 

“A nova gestão tem que se apropriar da história que já foi construída nesses 20 anos de Comitê e propor avanços novos. É importante que não comecemos do zero, que o Comitê seja realmente uma construção histórica. Naquilo que já consolidamos, naquilo que são conquistas, como os Subcomitês, a participação social, a interação com os municípios, não podemos retroceder”, frisou Polignano.

 

Em consonância aos pilares do Programa ‘Revitaliza Rio das Velhas’, a proposta da chapa vencedora prevê uma atuação sobre as seguintes áreas: 1) Recuperação de passivo ambiental – tratamento de esgotos e melhoria de qualidade de vida; 2) Preservação e produção de água, manutenção da biota aquática; e 3) Gestão ambiental e participação social. Os principais desafios apontados pelo quarteto, em meio a esse contexto, são a crise hídrica, o contingenciamento dos recursos da cobrança pelo uso da água pelo Governo do Estado, a falta de integração da gestão ambiental com a gestão hídrica e a necessidade de revitalização do Rio das Velhas, com melhorias em quantidade e qualidade da água.O vice-presidente Ênio Resende, um dos únicos conselheiros a compor o Comitê desde a sua formação, há 20 anos, saudou os novos conselheiros e se disse motivado para mais um período à frente da entidade. “Me sinto estimulado em estar aqui novamente compondo o Comitê, o que me dá muito orgulho. A gente tem uma história escrita por várias pessoas e entidades, que se traduziu em muitas propostas que viraram realidade, como a construção das ETEs [Estações de Tratamento de Esgoto em Belo Horizonte], as metas 2010 e 2014 [que buscavam a possibilidade de navegar, pescar e nadar no Rio das Velhas, em sua passagem pela Região Metropolitana], a volta dos peixes ao rio. Me sinto com baterias renovadas para continuar escrevendo essa história”, frisou.

 

Durante a solenidade, Clarissa Dantas, da Gerência de Apoio aos Comitês de Bacias Hidrográficas do IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas), lembrou do seu passado como mobilizadora social do CBH Rio das Velhas e dessa importância na sua formação profissional, e enalteceu o papel de destaque e vanguarda do Comitê no cenário nacional da gestão dos recursos hídricos. “É impossível não reconhecer a expressividade do trabalho de vocês, seja pela gestão participativa, pela implementação dos instrumentos de gestão, todos em funcionamento, e o acompanhamento e a apropriação desses instrumentos pelos conselheiros”, disse.

 

Ainda durante o encontro, os novos membros elegeram os demais representantes que irão compor a Diretoria Ampliada do CBH Rio das Velhas: Procópio de Castro, da Associação de Desenvolvimento de Artes e Ofícios (ADAO), em nome da sociedade civil; Nelson Guimarães, da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), pelo segmento de usuários; Humberto Marques, da prefeitura de Belo Horizonte, representando o poder público municipal; e Nísio Miranda, da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH), pelo poder público estadual.

21-08-2018